Modelo Remuneratório

Remuneração de médicos, equipes de saúde e hospitais baseada em valor é o tema de lançamento da Jornada Valor em Saúde Brasil 2021

DRG Brasil
Postado em 29 de outubro de 2021 - Atualizado em 4 de novembro de 2021

Seis palestras inéditas formam a primeira rodada assíncrona que destaca as práticas de organizações que garantiram o compartilhamento de ganhos econômicos para todas as partes envolvidas, sem riscos, por meio da entrega de valor em saúde

No dia 3 de novembro acontece o lançamento da Jornada Valor em Saúde Brasil 2021, evento composto por quatro rodadas assíncronas, disponibilizadas semanalmente no formato de streaming, estilo Netflix, com temas e conteúdos inéditos, de acordo com cada eixo estratégico, sempre multimídia e gratuita.

Remuneração de médicos, equipes de saúde e hospitais baseada em valor é o tema da primeira rodada, que está totalmente alinhado ao foco principal do evento: “Sustentabilidade econômica pela entrega de valor em saúde”.

O evento é destinado aos profissionais da área interessados em aprimorar o conhecimento na saúde baseada em valor. Todos poderão aprender e se inspirar com organizações que aplicam a metodologia, com sucesso, na prática.

O presidente do Grupo IAG Saúde e cofundador da plataforma Valor Saúde Brasil, Renato Couto, fará a palestra “Inovações da plataforma: mais valor ao usuário mais sustentabilidade para todos”. Em sua fala será ressaltado que é tão importante quanto possível simplificar a complexidade da entrega de valor, tornando a transformação acessível para todos. Serão demonstradas soluções como a Calculadora de Valor e Mérito, desenvolvida para pagar de forma diferenciada os resultados de médicos e de hospitais; o índice de Risco Intrínseco, que permite comparar a rede hospitalar com base na complexidade clínica relacionada ao desfecho; o Índice de Risco Estrutural, que mostra a influência de estrutura e processos dos hospitais da rede no risco de desfechos indesejáveis do paciente, além da 14ª revisão da Metodologia DRG Brasil e a 4ª edição do DRG Brasil Refinado 100% Brasil.

Confira a mensagem do idealizador da Jornada Valor em Saúde Brasil e embarque agora na era da saúde baseada em valor!

Outro tema de suma importância é o “Uso da ferramenta DRG para o aumento da remuneração dos cooperados”, que será abordado por Cláudio Azevedo, vice-presidente da Unimed Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O aprendizado será a forma com que a mudança do modelo remuneratório médico, baseado em valor e controlado pela plataforma DRG Brasil, propiciou um modelo de soma positiva no qual todos os envolvidos saem ganhando.

“DRG e remuneração baseada em valor: novas perspectivas e desafios para a Cemig Saúde” será a apresentação de Daniela Tibo, gerente de relacionamento com o prestador, e Graziele Lucena, analista de saúde sênior, ambas da Cemig Saúde. Elas falarão sobre o funcionamento dos contratos que contemplam o compartilhamento das economias produzidas pelo controle de desperdício. Um trabalho fundamentado em metas claras e integração de operadora, hospital e médico. O case apresenta o desafio de se trabalhar com novos modelos de remuneração e como envolver os públicos para o uso de novas ferramentas para qualidade assistencial. 

Membro do Conselho de Administração da Unimed-BH e coordenador da Medicina Interna do Hospital Unimed-BH Contorno, Lucas Viegas, discorrerá sobre o “Projeto de Medicina Interna que compartilha as economias do controle do desperdício”. O case mostra que a experiência do paciente é um dos critérios de avaliação variável, destacando aprendizado e compartilhamento de informação, melhoria da experiência do paciente, efetividade clínica, gerenciamento do corpo clínico, transição de cuidados e desospitalização.

Sérgio Bersan, superintendente de Atenção à Saúde da Unimed-BH, será a voz do tema “Jornada da Eficiência Assistencial: do indicador ao plano de ação”, com destaque para a construção de um ranking de performance interna, que permite a autoanálise dos profissionais e coloca o diálogo e a melhoria do indicador sempre em pauta, por serem estratégicos.

“Remuneração de funcionários públicos da saúde baseada na entrega de valor” completa o programa da primeira rodada, com a fala de Marco Aurélio Angelo, coordenador médico do DRG da Fhemig. No case, a capacidade de ação disruptiva do setor público de saúde no Brasil entra em foco, mostrando o formato inovador do pagamento de médicos e prestadores com base em valor também aplicado aos funcionários públicos da saúde com o pagamento de bônus. Como modelo, a experiência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.

A Jornada Valor em Saúde Brasil é realizada pelo Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil, uma marca do Grupo IAG Saúde. A co-realização do evento é das empresas SBAIS, Planisa, Deloitte, ABEA, Carefy, MK Saúde, BI Gestão & TI, Trevo Sistemas, CGC e TRIX TI. Conta ainda com o apoio institucional de IAG Gestão, SigQuali, SCORE Rede, BRZ Tec, INGAGE Digital, Pedro Milo Produções, Ebert Comunicação, Marra, Sabino e Silva Advogados Associados, Bdados, Kriptos, Prematuridade e ABC da Comunicação. 

Valor Saúde Brasil

O Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial é uma plataforma de gestão de saúde baseada em valor com o intuito de melhorar a qualidade assistencial e evitar desperdícios, e que já beneficia um em cada dez brasileiros. Conheça: www.drgbrasil.com.br.

Serviço

  • Jornada Valor em Saúde Brasil 2021
  • Rodada 1 - Remuneração de médicos, equipes de saúde e hospitais baseada em valor
  • Data: 3 de novembro
  • Formato: online e gratuita - streaming
  • Inscrições: www.valorsaudebrasil.com.br   

Posts Relacionados

Como o pagamento baseado no valor em saúde estimula a economia compartilhada

Modelo Remuneratório
18 de novembro de 2021
leia agora

Como fazer a mudança do modelo remuneratório de forma eficiente para atender a RN 452 da ANS?

Modelo Remuneratório
27 de outubro de 2021
leia agora

Entenda a relação entre a cadeia de valor da saúde e a sustentabilidade do setor

Modelo Assistencial
21 de outubro de 2021
leia agora

(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital