Na Mídia

Covid-19: Maioria dos mortos pela doença em MG não tinha se vacinado; Renato Couto reforça a importância dos protocolos

DRG Brasil
Postado em 14 de outubro de 2021

Balanço divulgado pela SES-MG aponta que, entre abril e setembro de 2021, morreram mais de 26 mil pessoas pelo novo coronavírus. Dessas, cerca de 77% não haviam se vacinado. Confira a entrevista do Dr. Renato Couto para a reportagem da Record TV Minas.

Números divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais mostram que a maior parte dos óbitos no estado por Covid-19 foram de pessoas que não haviam se imunizado contra a doença. Os dados refletem a importância da vacinação contra o vírus, além de manter os protocolos de higiene mesmo pós-imunização.

Atualmente*, Minas Gerais registra 55.064 óbitos em toda a região, segundo boletim epidemiológico. Segundo dados do Vacinômetro do Governo de Minas, 84,28% da população mineira recebeu a primeira dose contra a Covid, enquanto 52,14% foram imunizados completamente com a segunda dose ou dose única. Veja em reportagem do Balanço Geral. 

Uma informação que chama atenção, de acordo com o SES/MG, é que, entre abril e setembro deste ano, 26 mil pessoas morreram por Covid – dessas, 20 mil ainda não haviam se imunizado. O relatório destaca também que, dos indivíduos que evoluíram para óbito e que tinham tomado as duas doses da vacina, 86% tinham comorbidades e 97% eram idosos.

Para o médico infectologista Renato Couto, a vacinação para o público mais velho é tão importante quanto para o público jovem. “A pessoa jovem possui um risco de letalidade menor. Se avaliarmos pessoas com menos de 30 anos, a chance de vir a falecer quando se tem comorbidades é remota, contudo, essa pessoa pode transmitir o vírus para os seus entes queridos”, afirma.

O especialista ainda ressalta a necessidade de se tomar todas as doses da vacina e permanecer com os hábitos de higiene e distanciamento social. “No momento em que estivermos com a cobertura vacinal completa, e acredito que até o fim do ano vamos conseguir, reduzimos o problema. Distanciamento social, uso de máscara... É importante ressaltar que a vacina ainda não é 100%, o vírus continua circulando, mas se eu estou vacinado e se me protejo, as chances de me contaminar são mínimas”, enfatiza.

Assista na íntegra à reportagem no canal do programa Balanço Geral, da TV Record Minas:

Renato Couto é presidente do Grupo IAG Saúde e cofundador da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil.


  • Créditos/Referências:
  • *Números coletados pelo Informe Epidemiológico Coronavírus e o Vacina Minas de 14 de outubro de 2021
  • Conteúdo e vídeo: Balanço Geral MG
  • Imagem destacada: Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com
  • Imagem Dr. Renato Couto: Divulgação Grupo IAG Saúde

Posts Relacionados

Aumento do acesso ao SUS do Espírito Santo gera economia de R$ 22milhões

Na Mídia
19 de abril de 2024
leia agora

20 hospitais líderes nacionais na entrega de valor em saúde iniciaram a implantação de sets do ICHOM

Na Mídia
17 de abril de 2024
leia agora

Potencial do uso da metodologia DRG para reduzir desperdícios com diárias hospitalares é abordado em podcast TerraçoCast

Na Mídia
7 de novembro de 2023
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital