Modelo Assistencial

Plataforma Valor Saúde Brasil como apoio para o cumprimento da RN Nº 507:2022, da ANS

DRG Brasil
Postado em 25 de julho de 2022 - Atualizado em 8 de agosto de 2022

Uso da tecnologia ajuda as operadoras de saúde a cumprirem 52% dos itens da dimensão Gestão em Saúde, 39% dos itens da dimensão Gestão da Rede Prestadora de Serviços de Saúde e 7 itens do requisito Planejamento e Gestão Estratégica da dimensão Gestão Organizacional. Entenda como.

A RN Nº 507:2022 é uma resolução normativa que estabelece critérios para a acreditação das operadoras de saúde pela ANS. Ela veio para substituir a RN Nº 452:2020 e tem como objetivo promover a qualificação da prestação dos serviços, induzindo a mudança no modelo de atenção à saúde existente e propiciando uma melhor experiência para o beneficiário.

A norma estabelece padrões para a gestão de riscos assistenciais. As operadoras de saúde que desejam a acreditação da ANS devem adequar seu sistema de gestão para cumpri-los.  No total são 21 requisitos e 169 itens de verificação distribuídos em quatro dimensões que abarcam todo o escopo de uma operadora: Gestão Organizacional, Gestão da Rede Prestadora de Serviços de Saúde, Gestão em Saúde e Experiência do Beneficiário.

Para ser acreditada pela ANS, a operadora deverá atingir pontuação mínima de 70 (setenta) pontos em cada uma das dimensões, independentemente da nota final.

Fonte: ANS

Por que buscar a acreditação?

Uma operadora de saúde acreditada, além de ganhar credibilidade e se tornar referência no mercado, vai:

  • Entregar mais valor em saúde para seus beneficiários
  • Aprimorar a construção e manutenção de um sistema de saúde baseado em valor, junto aos profissionais e prestadores, com benefício para todos, principalmente para o cidadão brasileiro
  • Ganhar agilidade nos processos
  • Reduzir custos desnecessários e assim a operadora e seu ecossistema de saúde cada vez mais sustentável

A acreditação também garante:

  • Bonificações no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) correspondentes ao nível acreditado que a instituição atingiu
  • Redução da exigência mensal de Margem de Solvência em 5% do exercício corrente (para operadoras acreditadas em qualquer nível até dezembro de 2022)
  • Redução de fatores de capital regulatório a partir de janeiro de 2023 (para operadoras acreditadas em qualquer nível que demonstrem o cumprimento integral dos requisitos avaliados no art. 12, parágrafo único, na RN 502, independentemente do cumprimento do rito previsto no art. 12 da RN 443, de 28 de janeiro de 2019)

A plataforma Valor Saúde Brasil e a RN Nº 507:2022

A plataforma de governança clínica Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial foi desenvolvida para melhorar a qualidade assistencial e controlar desperdícios.  Ela é capaz de transformar dados assistenciais e econômicos em informações para aumentar a entrega de valor pelo sistema de saúde.

A metodologia DRG + Inteligência Artificial fornece informação consistente para a tomada de decisão, possibilitando a implantação de melhorias em modelos assistenciais e remuneratórios, revertendo desperdícios em economia compartilhada.

Parte das adequações exigidas pela ANS para a acreditação, diz respeito a infraestrutura de tecnologia, implantação de sistemas de gestão em saúde e a modernização como um todo. 

As funcionalidades da plataforma Valor Saúde Brasil ajudam operadoras de saúde a cumprirem 37 itens da RN Nº 507:2022, que abrangem:

  • 52% dos itens da dimensão Gestão em Saúde
  • 39% dos itens da dimensão Gestão da Rede Prestadora de Serviços de Saúde
  • 7 itens do requisito Planejamento e Gestão Estratégica da dimensão Gestão Organizacional

Mais de 85 operadoras de saúde e mais de 340 hospitais já usam a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil. E, para isso, contaram com a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil como ferramenta de apoio.

A Unimed BH mudou o jeito de pagar seus médicos. A Medicina Interna do hospital funcionava como um modelo fragmentado, no qual diversos médicos intervinham no mesmo paciente, gerando pouco valor tanto para o paciente quanto para o médico cooperado. Em 2018, a Diretoria do HU e a Superintendência da Unimed-BH identificaram a necessidade da mudança do modelo de assistência com objetivo de melhorar a qualidade assistencial, aprimorar experiência do cliente e exercer a medicina de forma plena, gerando satisfação do cooperado com a assistência prestada. Clique aqui para assistir à apresentação na qual o Lucas Viegas, Membro do Conselho de Administração e Coordenador da Medicina Interna do Hospital Unimed-BH Contorno conta como foi o processo de mudança e os benefícios que estão sendo obtidos.

Resultado comprovado

A Unimed Santa Maria/RS aumentou a remuneração dos médicos cooperados em 30% e ainda possibilitou uma redução de desperdícios para a cooperativa, melhor giro de leito para os hospitais e uma maior entrega de valor em saúde para os pacientes. Assista aqui à apresentação na qual o Vice-Presidente da operadora, Cláudio Azevedo, conta detalhes desta história.

A Unimed Blumenau usou a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil para realizar a alta segura da emergência através de uma jornada do paciente integrada ao sistema de saúde. Um dos principais ganhos que o DRG Brasil trouxe para a instituição foi a gestão do tempo de permanência hospitalar por meio do planejamento de alta, integrando as equipes de codificação, auditoria concorrente, médica, de enfermagem e atenção domiciliar. O estudo do Analytics da operadora, com mais de 7 mil altas codificadas em 12 meses, proporcionou a viabilidade da coordenação do cuidado e a criação de linhas de cuidado de acordo o perfil epidemiológico da carteira. Assista aqui à apresentação na qual Roberto Moreira, Diretor Superintendente da Unimed Blumenau, explica como a experiência da instituição com a plataforma.

Agora você já sabe como a plataforma Valor Saúde Brasil pode contribuir para operadoras de saúde serem acreditadas na RN Nº 507:2022. Caso deseje conhecer melhor a tecnologia e solicitar um contato comercial, é só clicar aqui.


Crédito das imagens

Posts Relacionados

Nenhum post relacionado até o momento


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital