Instituições que desejam entregar valor em saúde, devem se atentar às percepções únicas de cada paciente. O hospital precisa verificar não somente se o tratamento foi efetivo, mas também se foram atendidas as expectativas pré, durante e após a assistência. Para isso, pode fazer uso de indicadores como PREMs (Mecanismos de Medição da Experiência Relatada pelo Paciente e PROMs (Desfechos Medidos pelo Paciente).
Essas métricas são utilizadas para avaliar a experiência do paciente, para a identificação de falhas e para direcionar a tomada de decisões. Neste texto, você vai entender melhor sobre PREMs e PROMs e os benefícios proporcionados pela aplicação destes indicadores.
O PREM e o PROM são indicadores de qualidade na assistência ao paciente. PREMs é a sigla para Patient Reported Experience, ou Experiência Relatada pelo Paciente;. PROMs significa Patient Reported Outcome Measures, ou Desfechos Relatados pelo Paciente.
Os PREMs são voltados para examinar elementos mais práticos e estruturais, como as instalações, equipamentos e qualidade técnica da assistência. Dessa forma, o índice avalia a percepção do cliente quanto a infraestrutura do hospital e quanto ao atendimento recebido.
Enquanto isso, os PROMs são questionários padronizados que devem ser preenchidos pelos pacientes para verificar a opinião deles sobre o seu estado de saúde, sem a intervenção ou interpretação de profissionais de saúde.
São instrumentos baseados em critérios reconhecidos pela comunidade científica, que podem ser replicados em diferentes situações ou grupos de interesse, e que visam coletar dados sobre qualidade de vida relacionada à saúde, sintomas ou efeitos adversos de tratamentos ou experiência no contato com os serviços de saúde.
PROMs possibilitam avaliar a experiência do paciente com uma doença e os ganhos em qualidade de vida com um tratamento, permitindo uma avaliação mais detalhada do impacto do tratamento além dos desfechos medidos por indicadores clínicos.
Outra aplicação dos PROMs é na avaliação da qualidade do atendimento hospitalar no que diz respeito ao atendimento prestado durante uma internação, como no acompanhamento pós- alta. O intuito é avaliar o desfecho de saúde do paciente e o risco de reinternação.
Com os resultados do PREM e PROM, os gestores poderão traçar relatórios mais concretos para melhorar o atendimento e agregar mais valor para a instituição.
As respostas dos pacientes nos PREMs e PROMs ajudam o hospital a identificar onde estão as falhas que estão impactando na qualidade dos serviços oferecidos e guiam a implantação de melhorias.
Medindo a experiência do paciente é possível encontrar as lacunas da assistência, isso permite que os gestores desenvolvam intervenções de qualidade para melhorar a segurança dos pacientes.
Ferramentas como o PREM e PROM estão diretamente relacionadas com a medicina baseada em valor, visto que atuam para identificar o nível de satisfação do paciente e propor soluções alinhadas com as falhas que eles apontam.
Um atendimento focado na qualidade e excelência da assistência é essencial para promover intervenções realmente efetivas, não apenas em termos de tratamento ou resolução da doença, mas também na percepção do paciente.
A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial possui tecnologias que podem ser utilizadas para a aplicação de PREMs e PROMs. Para saber mais, entre em contato.
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