Modelo Assistencial

Corpo clínico: como a plataforma Valor Saúde Brasil impulsiona a eficiência assistencial

DRG Brasil
Postado em 17 de setembro de 2021 - Atualizado em 23 de outubro de 2023

No universo da gestão em saúde, os hospitais são considerados sistemas organizacionais complexos, visto que precisam: lidar com equipes multidisciplinares, dispor de infraestrutura de qualidade, dar suporte ao tratamento de diferentes enfermidades, garantir segurança ao paciente e usar recursos de forma racional. Isso tudo sem deixar de executar atividades em todos os níveis de atenção à saúde.

O corpo clínico — conjunto de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que exercem as atividades de assistência ao paciente — influencia consideravelmente esses processos, já que é encarregado de funções que exigem imensa habilidade e profundo saber.

Sistemas integrados de saúde — e, em especial, a plataforma Valor Saúde Brasil — contribuem para melhorar a eficiência assistencial, impulsionando a governança, além da força de trabalho e execução das ações do corpo clínico.

Na leitura a seguir, contamos mais detalhes sobre a atuação da plataforma Valor Saúde Brasil. Confira!

Quais os princípios que regem um corpo clínico?

De acordo com estudo de Padilha colaboradores1, podem ser elencados os seguintes princípios no norteamento da gestão do corpo clínico:

  • orientação às necessidades de saúde e à integralidade do cuidado;
  • qualidade e segurança no cuidado em saúde;
  • articulação e valorização dos diferentes saberes e práticas em saúde para o enfrentamento dos problemas de saúde;
  • compartilhamento de poder e corresponsabilização entre gestores, profissionais de saúde e cidadãos na produção da atenção em saúde;
  • educação de pessoas e da organização;
  • orientação aos resultados que agreguem valor à saúde e à vida;
  • transparência e responsabilização com os interesses coletivos.

Ter esses princípios em mente durante os processos de gestão é um passo indispensável para a conquista da eficiência assistencial. Além disso, são usados como valores para definir e implementar políticas e diretrizes, tendo o auxílio de uma tecnologia que favorece o engajamento, como você verá a seguir.

Como a plataforma Valor Saúde Brasil auxilia o corpo clínico a ser mais eficiente?

A plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial é uma ferramenta de governança que auxilia o corpo clínico na atuação estratégica por meio das seguintes facilidades.

Acompanhamento de desempenho

A partir do abastecimento de informações em saúde qualificadas, coletadas por interface no prontuário e à beira-leito, os resultados e as ações do corpo clínico podem ser analisados.

É possível ter uma visão sistêmica da evolução individual e, ainda, de forma comparada a outros profissionais. A partir disso, gestores e equipes conseguem ter ideia da realidade do desempenho de cada um, tendo como base não somente a quantidade de atendimentos, mas, principalmente, a entrega de valor.

Definição de regras e índices

Além de acompanhar o desempenho dia a dia, semana a semana, é possível elaborar planos e metas de evolução individual e por equipe. Isso é facilitado pela definição de regras de governança e de métricas de performance. Como resultado, é possível identificar oportunidades de melhoria, além de predizer o desempenho geral da instituição e os custos financeiros.

Atuação baseada em dados

A plataforma permite uma atuação baseada em dados reais, já que dados e informações sobre cada paciente e população são constantemente adicionados e, depois, analisados e comparados.

Com isso, o corpo clínico pode executar linhas de cuidado e protocolos mais adequados e tomar decisões no tempo certo. Isso tudo leva, também, a reduzir riscos assistenciais e eventos adversos. Além do mais, os desperdícios são evitados, pois é possível predizer os recursos necessários.

Envolvimento do paciente

A plataforma Valor Saúde Brasil atua com o propósito de colocar o paciente no centro das ações, permitindo que ele e seus familiares participem do processo de decisão sobre o melhor caminho de cada intervenção. Isso dá mais voz ao paciente, que, além de melhor assistido, sente mais satisfação e percebe mais valor na experiência que recebe.

Educação e treinamento

Por meio do serviço de consultoria que acompanha a plataforma, o corpo clínico realiza treinamentos, podendo engajar em uma educação continuada. A tendência é a equipe se sentir motivada e comprometida na busca da melhoria contínua.

Remuneração baseada em valor

Há o incentivo para a prática da remuneração baseada em valor, deixando de lado o modelo fee for service, que já se apresenta como insustentável. Ao buscar a relação entre os resultados que importam ao paciente e os custos para atingi-los, é possível aumentar o nível de satisfação e, ainda, chegar a gastos mais justos.

médicos do corpo clínico e paciente idoso em cadeira de rodas

Qual é o impacto do uso da plataforma pelo corpo clínico na eficiência assistencial?

Instituições de saúde crescem, aprimoram processos e se tornam mais reconhecidas a partir do momento em que o corpo clínico faz uso de um sistema de gestão. Falando especificamente da plataforma Valor Saúde Brasil, temos uma série de resultados positivos para tomar como exemplo.

Melhoria da experiência do paciente

A Unimed Volta Redonda é um dos exemplos nesse pilar. Iniciou a implantação da plataforma em 2015 e, de forma gradativa, migrou para a codificação em todo o hospital. Em 2020, enfrentou desafios da pandemia, assim como outras instituições de saúde. No entanto, apesar do aumento na complexidade dos pacientes, conseguiu sustentar a eficiência, oferecendo boas experiências.

Nos dados coletados, por exemplo, os pacientes relataram satisfação por receberem previsão de alta, o que proporcionou mais envolvimento no próprio processo de internação. Isso aumentou, também, a confiança em relação ao hospital.

Aprimoramento dos resultados assistenciais

Já o Hospital e Maternidade São Cristóvão iniciou a implementação da plataforma em 2018. Desde então, tem conseguido realizar o planejamento de uma alta mais segura, por meio do gerenciamento de riscos e do acompanhamento da trajetória do paciente no hospital. Como resultado, o hospital:

  • otimizou a relação entre Permanência Prevista x Permanência Realizada, passando de 0,4 dias em 2019 para 0,2 dias no ano seguinte;
  • aumentou o giro de leito e redução de desperdícios, com redução de 2.132 diárias excedidas de 2019 para 2020;
  • aumentou a eficiência operacional, apresentando melhoria de 9% nas internações clínicas e 2,3% nas cirúrgicas.

Melhoria do desempenho com o pagamento baseado em valor

Com a plataforma, o Hospital Unimed-BH Contorno começou a implementar, em 2019, o novo modelo de remuneração de médicos. Com as mudanças processuais, foi possível:

  • reduzir, ao longo de um ano, 5.473 diárias de permanência;
  • economizar mais de R$5,4 milhões nesse mesmo espaço de tempo;
  • realizar uma melhor distribuição de trabalho à equipe médica, aumentando a qualidade de vida, diminuindo deslocamentos e possibilitando atenção mais focada.

Em suma, o corpo clínico é responsável por grande parte dos resultados em saúde, já que depende dele a qualidade nas entregas, a tomada de decisões e o oferecimento de um tratamento adequado e de acordo com cada gravidade. A plataforma Valor Saúde Brasil concede o apoio necessário às entregas desses profissionais, colaborando, ainda, com vantagens crescentes e a otimização da eficiência assistencial.

Ficou com alguma dúvida sobre o que abordamos? Precisa de informações mais específicas? Então, não deixe de entrar em contato conosco!


Posts Relacionados

Como aumentar a produtividade de equipes assistenciais em hospitais?

Modelo Assistencial
16 de maio de 2024
leia agora

Hospital Santo Antônio usa DRG Brasil para melhorar atendimento nas linhas de cuidado de pacientes com asma e sepse

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora

Codificação clínica: o que é e qual a real importância?

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital