Modelo Assistencial

Como a plataforma Valor Saúde Brasil viabiliza recursos para sua sustentabilidade?

DRG Brasil
Postado em 30 de junho de 2021 - Atualizado em 3 de janeiro de 2022

A plataforma Valor Saúde Brasil é um sistema de governança clínica idealizado pelo Grupo IAG Saúde. Ele tem o objetivo de melhorar não apenas a gestão hospitalar, mas o sistema de saúde como um todo, entregando benefícios a cada elo da cadeia, como hospitais, profissionais, operadoras de planos de saúde, pacientes, ciência e governo.

A ferramenta é formada por um ecossistema completo, que atua por meio de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e machine learning, e usa parâmetros da saúde brasileira, o que faz mais sentido à nossa população. Além disso, ela foi desenvolvida com estudos baseados em evidências científicas.

Organizações de diversas localidades do país já colhem os resultados da adoção da plataforma Valor Saúde Brasil, sobretudo em relação à sustentabilidade. Na leitura a seguir, entenda como isso é alcançado!

Quais são os valores do DRG Brasil aplicados à plataforma de valor em saúde?

A plataforma de Valor Saúde Brasil by DRG Brasil se fundamenta em três principais valores.

Melhorar a experiência do paciente

A boa experiência do paciente é um dos principais parâmetros que predizem a sustentabilidade de uma organização de saúde. A jornada de tratamento precisa ser adequada, seguir critérios de qualidade e ser vista como satisfatória.

Reduzir desperdícios

Os recursos, como leitos hospitalares, materiais e medicamentos, são essenciais para a realização dos procedimentos. No entanto, além de terem custos, muitas vezes, são escassos. Portanto, é fundamental ter o monitoramento para o uso eficiente, já que isso influencia a economia da organização e a experiência do paciente.

Aumentar a qualidade assistencial

A qualidade assistencial tem total relação com a segurança do paciente e a sustentabilidade do negócio. A plataforma Valor Saúde Brasil opera em um modelo que estimula a sustentabilidade econômica por meio do atingimento de 4 alvos assistenciais:

  • uso eficiente do leito hospitalar;
  • aumento da segurança assistencial;
  • redução de internações evitáveis;
  • redução de readmissões preveníveis.

Como funciona a plataforma de Valor Saúde Brasil, na prática?

Na prática, a plataforma atua por quatro passos principais.

1º Coleta e integra dados

Profissionais capacitados fazem a coleta de informações em saúde qualificadas, por leitura de prontuário e em dispositivos móveis a beira leito. Eles servem de base para a organização de saúde levantar insights e tomar decisões importantes, ao serem integradas aos dados econômicos da instituição.

2º Transforma dados em informações

Sem interpretação, os dados não representam muito. É preciso ter uma leitura e avaliação para que as informações sejam claras. Nisso, a inteligência artificial e o algoritmo agrupador entram em ação. Essas tecnologias, juntas, fazem com que desfechos assistenciais e consumo de recursos tornem-se comparáveis e previsíveis.

3º Analisa e compara

O Analytics é o grande responsável por essa etapa. Ele cria painéis, gráficos e diagramas que ajudam a identificar desperdícios, mostram as diferentes condições de saúde de cada população e em que pontos estão localizadas as maiores disfunções assistenciais, que devem ser os focos de ação.

4º Entrega valor

Com ações customizadas e alinhadas às necessidades das organizações, junto da centralização do paciente, é possível planejar melhores modelos assistenciais e remuneratórios apropriados para a realidade local. Os aprendizados coletivos são contínuos, permitindo à organização a entrega de valor em saúde de forma constante.

Por que a plataforma Valor Saúde Brasil consegue viabilizar recursos para sustentabilidade?

A sustentabilidade é alcançada a partir das seguintes ações.

Remuneração por performance

A remuneração fee for service ainda é adotada em grande parte das instituições de saúde. Ela se baseia em recompensar o profissional de acordo com a quantidade de procedimentos realizados. Esse formato, usado isoladamente, no entanto, estimula desperdícios, com o uso inadequado de recursos e procedimentos exagerados.

A plataforma Valor Saúde Brasil opera incentivando a remuneração por performance, ou seja, de acordo com o nível de qualidade entregue, envolvendo indicadores de valor e mérito, coletivos e individuais, como capacitação, adesão a normas e protocolos, resolutividade e benefícios entregues ao paciente.

A Unimed Volta Redonda é um ótimo exemplo de organização que obteve ganhos ao implementar mudanças em seu modelo remuneratório. Conseguiu reduzir 10% do tempo de permanência institucional e 30% de permanência da clínica médica, entre os anos de 2016 a 2019 e 2013 a 2017, respectivamente.

Uso eficiente de leitos

Leitos são recursos importantes em um hospital, visto que viabilizam o tratamento adequado e dentro das condições de higiene e conforto apropriados. A pandemia mostrou o quanto não é possível enfrentar o caos quando não existe gestão nesse sentido. O sistema facilita o monitoramento, além de predizer o aumento iminente em sua demanda.

E o tempo de permanência hospitalar é um importante indicador da eficiência da gestão. A redução no número de dias de internação utilizados de maneira desnecessária — desperdício assistencial — resulta em menor risco de condições adquiridas, melhoria na qualidade do tratamento e no aumento das margens operacionais do hospital.

Aumento da segurança assistencial

A proteção do paciente é responsabilidade das organizações de saúde. É importante haver ações focadas em cuidados preventivos, que impeçam a ocorrência de falhas ao decidir a intervenção de um paciente.

A tecnologia da plataforma utiliza a medicina preventiva e a preditiva para ajudar os profissionais a definir os melhores passos, para aumentar a segurança e evitar condições adquiridas e óbitos. Com isso em mente, o hospital oncológico Erasto Gaertner começou a usar a plataforma em dezembro de 2019.

Na ocasião, as equipes profissionais se reuniram para mapear fluxos e executar ações para diminuir readmissões não planejadas, tempo de permanência e ICSAP. Além disso, iniciaram uma capacitação com o app DRG Brasil, com a intenção de adquirir mais habilidades para salvar vidas.

Redução de internações evitáveis e de readmissões preveníveis

Falhas em tratamentos se refletem em readmissões de pacientes dentro de 30 dias pela mesma causa, que poderiam ser totalmente prevenidas e de internações que poderiam ser evitadas pela atenção primária, resolutividade da emergência ou ambulatorização cirúrgica. A análise de informações tem um papel relevante para otimizar tais efeitos.

A Usisaúde, da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), obteve ótimos resultados nesse sentido com o uso da plataforma. No ano de 2015, um de seus hospitais, o Hospital Márcio Cunha, chegou a 28.395 internações.

Em 2019, esse número foi para 34.606, contudo com um Case Mix Global que passou de 1,1, para 1,3. Isso significa que, apesar de ter pacientes com maior complexidade, conquistou um significativo grau de eficiência nas internações.

Quais são os benefícios da plataforma Valor Saúde Brasil para toda a área da Saúde?

A seguir, conheça os benefícios da maior plataforma de valor em saúde do Brasil!

Otimiza a gestão financeira

Com a gestão eficiente de recursos e a mudança no modelo de remuneração, é possível evitar desperdícios e alcançar mais economia. A transparência de dados e de informações também viabiliza mais controle e planejamento.

Melhora a experiência do paciente

A experiência do paciente exerce grande importância sobre a sustentabilidade da organização de saúde, visto que a insatisfação prejudica a rentabilidade e a escalabilidade. Portanto, é fundamental que ele perceba a excelência e a atenção centrada nas necessidades dele durante todo o tratamento.

médica avaliando paciente e oferecendo uma melhor experiência com base no uso da plataforma Valor em Saúde

Fornece dados reais sobre a população

Conhecer a população com a qual se trabalha é o jeito mais fácil de entregar saúde baseada em valor. A partir disso é possível adotar medidas necessárias e no tempo certo. Por exemplo, ao perceber que determinado grupo de internados têm mais propensão à infecção hospitalar, é possível adotar ações que evitem esse desfecho clínico indesejado.

Eficiência na gestão de risco

A plataforma utiliza a gestão de riscos 4 P’s, que apresenta as seguintes características:

  • preditiva: a tecnologia atua por meio de um cálculo para predizer o risco de um paciente ter um evento adverso evitável;
  • preventiva: um dos objetivos na análise de informações em saúde é adotar medidas preventivas, visando evitar a ocorrência de doenças ou desfechos desfavoráveis;
  • personalizada: cada ação considera a realidade do paciente e suas características individuais;
  • participativa: paciente, família e profissionais são estimulados a atuar em conjunto, decidindo o melhor caminho.

A gestão das organizações de saúde é um processo indispensável para alcançar eficiência, segurança e economia. A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil utiliza tecnologias modernas para permitir o aprimoramento do modelo assistencial, além da entrega da saúde baseada em valor. Portanto, é um investimento necessário às organizações de saúde que visam a sustentabilidade e o bem dos pacientes.

Você tem interesse em otimizar a gestão da sua instituição? Entre em contato com a equipe DRG Brasil, pois podemos ajudar!


Créditos/Imagens

Posts Relacionados

Regulação e auditoria em saúde: a importância para a entrega de valor na assistência

Modelo Assistencial
20 de maio de 2022
leia agora

Imprensa mineira destaca Parceria QualificaSUS para atendimento ao Valora Minas

Modelo Assistencial
19 de maio de 2022
leia agora

Figital: saiba como o modelo se aplica à área da saúde

Modelo Assistencial
19 de maio de 2022
leia agora

(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital