Modelo Assistencial

Por que usar o DRG no SUS? Confira as vantagens

DRG Brasil
Postado em 21 de agosto de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

O DRG no SUS tem sido amplamente utilizado. Neste artigo, mostraremos as vantagens.

O Sistema Único de Saúde (SUS) destaca-se como uma das mais significativas políticas sociais brasileiras. Mas, existem vários desafios para alcançar resultados de qualidade em nível nacional, sobretudo, na atenção hospitalar. 

Alguns são: como ampliar o acesso à assistência médica sem comprometer a qualidade tão esperada pelo público? Como fazer isso considerando os recursos disponíveis? 

A chave pode estar na conversão dos dados gerados pelas instituições em assistência mais eficaz à população. Nesse contexto, a aplicação da metodologia de Grupos de Diagnósticos Relacionados (DRG) surge como uma estratégia promissora.

O que é a metodologia DRG?

A metodologia DRG, ou Grupos de Diagnósticos Relacionados (do inglês Diagnosis Related Groups), é um sistema de classificação de pacientes conforme a complexidade assistencial. 

O principal objetivo é agrupar pacientes que se assemelham em termos de complexidade e utilização de recursos médicos, a fim de facilitar o processo de pagamento de serviços médicos, alocar recursos de forma eficiente e auxiliar na análise de dados de saúde.

Vantagens do uso da metodologia DRG no SUS

O uso da metodologia DRG no SUS está cada vez mais em pauta por proporcionar diversos benefícios, entre eles:

  • Padronização de custos: O DRG permite que os custos dos procedimentos e tratamentos sejam padronizados e isso contribui para uma maior transparência e previsibilidade nos gastos de saúde.
  • Eficiência na alocação de recursos: com a utilização do DRG, é possível direcionar recursos de forma mais precisa, concentrando-os nos procedimentos mais necessários e relevantes para cada grupo de pacientes
  • Incentivo à qualidade dos serviços: ao adotar o DRG, o sistema de saúde promove a qualidade dos cuidados, uma vez que os prestadores de serviços de saúde são motivados a fornecer tratamentos eficientes e eficazes, já que a metodologia permite a adoção de modelos de pagamentos relacionados aos resultados e não apenas aos procedimentos realizados.
  • Redução de desigualdades regionais: o DRG pode ajudar a reduzir as desigualdades no acesso aos serviços de saúde entre diferentes regiões do país, pois garante que os recursos sejam alocados com base nas necessidades dos pacientes e não na localização geográfica.
  • Melhoria no planejamento estratégico: o uso do DRG pode fornecer dados mais consistentes e precisos sobre a demanda de saúde em diferentes regiões, ajudando na formulação de políticas de saúde mais eficazes e direcionadas.
  • Melhor gerenciamento de pacientes: o DRG facilita a análise de dados de saúde, permitindo um melhor acompanhamento dos pacientes e uma gestão mais eficiente dos cuidados de saúde, o que pode levar a melhores resultados clínicos.
  • Comparação internacional: O uso do DRG também possibilita a comparação do desempenho do sistema de saúde brasileiro com outros países que também adotam esse sistema, permitindo identificar boas práticas e áreas de melhoria.
drg no sus

Plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial: único DRG desenvolvido para o sistema de saúde brasileiro

A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial destaca-se como o único sistema DRG desenvolvido especificamente para o contexto da saúde brasileira, utilizando referenciais 100% nacionais. 

Não só permite avaliar e comparar os resultados assistenciais e o consumo de recursos, mas também incorpora inteligência artificial para identificar pontos de desperdício. 

Graças a essa inovação, as instituições de saúde não só ganham um aliado no planejamento da assistência, mas também contam com o suporte necessário para decisões mais precisas e auditorias eficientes.

Conheça a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

Governo está reconhecendo a importância do DRG para o SUS

O governo está reconhecendo a importância do uso da metodologia DRG no SUS. 

Em maio de 2022, o Governo do Espírito Santo instituiu a Política Estadual de Contratualização da Participação Complementar ao Sistema Único de Saúde no Espírito Santo trazendo mudanças pioneiras na forma de contratar e remunerar os convênios com os hospitais filantrópicos capixabas de forma a trabalhar a eficiência dos serviços a serem entregues à população

Os hospitais contemplados no projeto devem implantar a medição do seu desempenho assistencial por meio da metodologia DRG. 

Após essa política, 15 instituições pertencentes a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES) e um gerido pela Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense - o Hospital Evangélico de Vila Velha - passaram a utilizar a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial para medir e melhorar seus resultados assistenciais e econômicos.

Esses contratos foram fechados em parceria com a Planisa, empresa de consultoria e tecnologia para otimização dos resultados financeiros de organizações de saúde parceiras da plataforma Valor Saúde Brasil. 

Outro exemplo é o Governo de Minas Gerais que possui o projeto OtimizaSUS vinculado ao Módulo Valor em Saúde da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Valora Minas. Um dos eixos do OtimizaSUS é o fomento à utilização da Metodologia de Grupo de Diagnósticos Relacionados (DRG).

144 hospitais de Minas Gerais estão contemplados no projeto - ou seja, essas instituições têm direito a uma verba pré-definida pelo governo para contratar a metodologia DRG. 

A Prefeitura de Belo Horizonte é um grande exemplo de sucesso do uso da metodologia DRG no SUS de Minas Gerais. A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial é utilizada, desde 2017, por sete hospitais com atendimento 100% SUS da capital mineira.

Os resultados alcançados são significativos. Para se ter uma ideia, foi possível internar 1700 pacientes a mais por mês sem a necessidade de recursos adicionais. A experiência da prefeitura com o DRG ganhou, inclusive, um prêmio internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pela eficiência do tempo de internação. Confira mais detalhes aqui.

Conclusão

O uso do DRG no SUS aprimora a qualidade dos atendimentos prestados aos pacientes e auxilia na redução de custos e no direcionamento inteligente dos recursos.

Confira opiniões de hospitais de todo o Brasil com atendimento SUS que usam a plataforma Valor Saúde Brasil:

Conheça melhor a plataforma e descubra os impactos que sua instituição de saúde poderá experimentar.

Créditos/imagens:

Imagem de capa: nortonrsx by iStock

Imagem de meio: Natali_Mis by iStock

Posts Relacionados

Hospital Nossa Senhora das Graças reduz permanência média em 1 dia com DRG Brasil

Modelo Assistencial
11 de abril de 2024
leia agora

Notificação de eventos adversos: um guia para hospitais

Modelo Assistencial
28 de março de 2024
leia agora

Hospital Unimed Fortaleza economiza R$217 mil em custos com diárias de internação em leitos de UTI usando DRG Brasil 

Modelo Assistencial
26 de março de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital