Ecossistema

DRG Brasil amplia atuação no Espírito Santo

DRG Brasil
Postado em 13 de julho de 2022 - Atualizado em 14 de julho de 2022

Ferramenta de governança clínica é realidade no sistema de saúde espírito-santense. Evento que marca a chegada da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil em hospitais filantrópicos do estado reuniu personalidades do setor.

Novidade para os hospitais filantrópicos do Espírito Santo: 13 instituições pertencentes a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES) poderão contar com toda a expertise, pioneirismo e inovações da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. O anúncio foi feito durante evento de implantação realizado no dia 06 de julho, na capital capixaba.

Promovido pela Planisa, componente do ecossistema DRG Brasil e pela FEHOFES, o encontro contou com a participação de personalidades da área, entre elas, o presidente e o diretor-geral da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Mirocles Véras e Mário César Bernardes - respectivamente; o secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes e o superintendente estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Bartolomeu Martins. Representando a Planisa, Eduardo Agostini, diretor de desenvolvimento de negócios e Marcelo Carnielo, diretor técnico da instituição, marcaram presença, tal como, o presidente da FEHOFES, Fabrício Gaaede. O Grupo IAG Saúde, empresa que responsável pela plataforma Valor Saúde Brasil e seu desenvolvimento, foi representado por seu diretor executivo, Breno Duarte.

O projeto de implantação tem como objetivo aumentar a produtividade e o gerenciamento de custos nas instituições de saúde, bem como, elevar a qualidade da eficiência-hospitalar por meio do fortalecimento da governança clínica com o uso do DRG Brasil, o que está intrinsecamente ligado à  Política Estadual de Contratualização da Participação Complementar ao Sistema Único de Saúde no Espírito Santo, normatizado por meio da portaria Nº 076-R, de 19 de maio de 2022, em que temos como medidas de desempenho para os hospitais os seguintes termos:

1) Aumento da segurança assistencial: pela redução de eventos adversos graves infecciosos e não infecciosos e diminuição das reinternações hospitalares.

2) Eficiência do uso do leito e dos recursos com a análise dos indicadores:

a)  Internação por causas sensíveis à atenção primária;

b) Média de Permanência;

c) Taxa de Reinternação;

d) Condições Adquiridas.

Os hospitais contemplados no projeto devem comparar os seus resultados com os referenciais brasileiros de DRG - todos esses indicadores são nativos da plataforma Valor Saúde Brasil.

Segundo o diretor executivo da plataforma, o projeto no Espírito Santo reforça o pioneirismo na coordenação do cuidado para entrega de valor em saúde com ações já tomadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo, com a FEHOFES e os hospitais capixabas. “A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial direciona, ainda mais, as ações a serem implementadas para a aprimorar a entrega de valor em saúde para os cidadãos, que se traduzirá em mais acesso a saúde em uma rede cada vez mais qualificada assistencialmente”, destaca.

Para o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Medeiros, a parceria é uma conquista que promete transformar o sistema de saúde da região. "Não tenho dúvidas de que, com esse projeto, em alguns meses, conseguiremos apontar caminhos para a saúde do país”, ressalta.

A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil está presente em 15 instituições de saúde no estado do Espírito Santo, sendo 13 hospitais componentes do projeto. Confira abaixo os hospitais contemplados.

  • Hospital Evangélico - Cachoeiro de Itapemerim
  • Hospital Evangélico Litoral Sul - Cachoeiro de Itapemerim
  • Hospital Francisco de Assis - Guarapari
  • Hospital Infantil Francisco de Assis - Cachoeiro de Itapemerim
  • Hospital Maternidade São Mateus - São Mateus
  • Hospital Rio Doce - Linhares
  • Hospital Santa Rita de Cássia - Vitória
  • Maternidade Pró-Matre - Vitória
  • Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemerim
  • Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí
  • Santa Case de Misericórdia de Vitória
  • Santa Casa de Misericórdia de Iúna
  • Hospital da Associação dos Funcionários Públicos do ES - Vitória
Na foto (da esquerda para direita) - Breno Duarte, Marcelo Carnielo, Bartolomeu Martins, Fabrício Gaaede, Mirocles Véras, Eduardo Agostini e Mário César Bernardes. Foto: Divulgação/Planisa.

Oportunidade de capacitação em DRG Brasil

A primeira semana de julho não marcou apenas o projeto de implantação do DRG Brasil nos hospitais da FEHOFES. Isso porque, a Planisa realizou capacitação com profissionais analistas de informação em saúde com o uso da ferramenta referência em governança clínica.

Os codificadores dos hospitais participantes do programa receberam insights com o uso do DRG Brasil em treinamentos realizados nos dias 06 e 07 de julho na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Eduardo Agostini e Marcelo Carnielo foram os responsáveis por conduzir o treinamento.

Foto: Divulgação/Planisa.

Confira no depoimento de Marcelo Carnielo a importância de parcerias como essa

Deseja melhorar os resultados assistenciais da sua organização de saúde com a plataforma Valor Saúde Brasil? Fale com os nossos especialistas e saiba como.


Crédito das Imagens

Imagem destacada: Divulgação/Planisa

Imagem de meio do texto: Divulgação/Planisa

Posts Relacionados

Nenhum post relacionado até o momento


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital