Sem categoria

Entrega de valor em saúde: a importância em tempos de pandemia

DRG Brasil
Postado em 20 de abril de 2020 - Atualizado em 5 de outubro de 2020

Você sabe o que é valor em saúde?

É a qualidade da assistência dividida pelo custo. O inverso de valor, portanto, é desperdício.

Os sistemas de saúde têm como propósito entregar valor aos usuários, ou seja, oferecer os melhores resultados assistenciais com a máxima eficiência. 

O que fazer para melhorar a entrega de valor, sobretudo em tempos de pandemia?

Intensificar a eficiência do uso do leito: não só no Brasil, mas no mundo como um todo, há ineficiência no uso do leito hospitalar. Esse fato é agravado pela necessidade de leitos de UTI na pandemia da Covid-19. A permanência além da esperada pela complexidade clínica é determinada por uma série de fatores, como falhas no complexo processo assistencial hospitalar.

Aumentar a segurança assistencial: os eventos adversos, que se manifestam ou agravam após a alta e a transição inadequada do cuidado hospitalar para o nível ambulatorial, são capazes de determinar reinternações precoces potencialmente preveníveis.

Aprimorar a atenção primária e a emergência: uma assistência adequada à atenção primária e um sistema de emergência resolutivo podem reduzir as chamadas internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP).

Diversas são as formas de melhorar a entrega de valor em saúde, e um sistema de saúde baseado em valor é bom para todos, especialmente durante uma crise global. Mais segurança para o paciente, maior acesso ao sistema de saúde pela população, entrega de uma assistência de qualidade a um menor custo para organizações.

Como calcular a entrega de valor?

O Índice de Valor do Sistema de Saúde do Brasil (IVSB) é uma metodologia de dispersão dos sistemas de saúde, de acordo com sua eficiência e resultados assistenciais, comparada a um nível de desempenho considerado ideal.

Neste estudo realizado em 2019, o objetivo foi medir e comparar o valor entregue pelos sistemas de saúde suplementar e público brasileiros participantes. O IVSB mostrou oportunidades importantes de melhoria para o nosso sistema de saúde.

Acesse o e-book gratuito e veja quais são as conclusões do levantamento:

Posts Relacionados

Nenhum post relacionado até o momento


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital