Modelo Assistencial

A importância de uma equipe multidisciplinar para a entrega de cuidados de saúde de alta qualidade

DRG Brasil
Postado em 22 de setembro de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

A atuação de uma equipe multidisciplinar, composta por diferentes profissionais de saúde que complementam a atuação um do outro, possibilita uma assistência mais assertiva e segura para os pacientes. 

A formação destes times deve ser feita de maneira estratégica para que seja fornecido o melhor serviço possível. Aprenda como montar a sua equipe multidisciplinar de saúde e entenda a importância de investir nesse modelo de atendimento.

O que é uma equipe multidisciplinar de saúde?

Uma equipe multidisciplinar de saúde é um grupo de profissionais de diferentes áreas que atuam em conjunto para realizar o atendimento de pacientes e propor abordagens mais completas em cada caso.

Os integrantes trabalham em suas próprias especialidades, utilizando seus conhecimentos e habilidades para aprimorar as soluções e complementar a competência dos demais participantes.

Dessa forma, o atendimento consegue envolver uma assistência integral em todos os âmbitos necessários, incluindo aspectos físicos, psicológicos e emocionais. Logo, uma equipe multidisciplinar consegue trabalhar em várias frentes, desde suporte emergencial até medicina preventiva, zelando pela segurança do paciente em diferentes etapas da jornada da saúde.

Qual é a importância de uma equipe multidisciplinar para a entrega de cuidados de saúde de alta qualidade? 

A saúde é um segmento complexo, e só é possível realizar um atendimento completo e assertivo ao paciente com a integração de uma equipe multidisciplinar, que atua em várias frentes e propõe visões distintas para o mesmo caso.

Uma vez que o grupo é composto por diversos profissionais qualificados, em mais de uma área, a abordagem será mais completa, resultando em um diagnóstico mais rápido e tratamentos mais eficientes, considerando todos os critérios que afetam o bem-estar e vitalidade do indivíduo.

Além disso, essa equipe também auxilia no desenvolvimento de intervenções personalizadas para as necessidades e as expectativas de cada paciente. Embora as doenças sejam as mesmas, as condições e respostas são particulares, e ter mais especialistas na avaliação permite analisar esses elementos também.

Ainda, a equipe multidisciplinar também consegue obter resultados de longo prazo, não tratando apenas a ocorrência, mas assegurando que ela não voltará a aparecer, intervindo nos hábitos e na qualidade de vida do indivíduo.

Como consequência, o atendimento será mais satisfatório, reduzindo taxas como reincidência ou reinternação do paciente. Os custos serão reduzidos, enquanto a instituição consegue promover uma medicina baseada em valor.

Como funciona uma equipe multidisciplinar de saúde? 

A equipe multidisciplinar funciona de maneira colaborativa, onde cada especialista contribui com seus conhecimentos para proporcionar o melhor atendimento possível. Veja um exemplo prático. 

Um indivíduo que aponta dores no corpo foi submetido a exames solicitados pelo médico geral. Também foi acionado um psicoterapeuta para entender a realidade desse cidadão e para auxiliar no tratamento dele de modo a encontrar a causa e as melhores soluções. 

Posteriormente, com o diagnóstico, um fisioterapeuta participou do plano de tratamento.Essa abordagem contribui para um tratamento mais personalizado e eficiente que considera a complexidade da saúde humana.

A composição da equipe multidisciplinar pode incluir diversos especialistas com formações distintas, como:

  • Médicos
  • Enfermeiros
  • Nutricionistas
  • Fisioterapeutas;
  • Psicólogos e Psiquiatras
  • Assistentes Sociais;
  • Farmacêuticos.

Assim, cada profissional consegue atuar na sua área e atender os pacientes que forem designados e complementar o atendimento do restante do grupo, proporcionando uma assistência completa.

médicos discutindo caso de paciente

Como montar uma equipe multidisciplinar de saúde?

Para montar uma equipe multidisciplinar de saúde é importante compreender a necessidade da instituição e dos pacientes atendidos, contratando especialistas que façam sentido.

É essencial os membros do time estarem alinhados com os mesmos objetivos para manterem o nível de excelência.

As instituições podem montar equipes focadas em necessidades específicas. Por exemplo, uma organização que trabalha com atletas pode formar times focados em áreas como ortopedia, fisioterapia, psicologia e nutrição.

Após reunir os profissionais adequados, é fundamental realizar uma integração assertiva e familiarizar todos os participantes quanto às rotinas e agendas. Dessa forma, será possível desenvolver as atividades individuais de cada especialidade, mas manter a equipe multidisciplinar operando junto.

No cotidiano, os gestores devem incentivar uma comunicação transparente e acompanhar os casos do grupo, para intervir quando necessário, direcionar os melhores recursos e garantir que o paciente esteja sempre em primeiro plano.

Ferramentas como a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial podem ser utilizadas para medir os resultados que estão sendo gerados por essas equipes multidisciplinares. Ela fornece indicadores como: 

  • Taxa de readmissão em até 30 dias por complicação ou recidiva observadas e previstas
  • Taxas de condições adquiridas graves e previstas
  • Taxa de óbitos intra-hospitalares observados e previstos
  • Tempo de permanência realizada e prevista 

O produto já é utilizado por mais de 400 hospitais brasileiros. Conheça a plataforma em detalhes em nosso site.

__________________________

Créditos/imagens:

Imagem de capa: Ridofranz by iStock

Imagem de meio:PeopleImages by iStock

Posts Relacionados

Risco positivo na área da saúde: o que é e como aproveitar na gestão de riscos

Modelo Assistencial
7 de junho de 2024
leia agora

Unimed Maringá alcança média de permanência menor do que a previsão feita pelo DRG Brasil em duas linhas de cuidado

Modelo Assistencial
28 de maio de 2024
leia agora

Tempo de espera do paciente: como diminuir

Modelo Assistencial
23 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital