Gestão da Qualidade

Como a pandemia evidenciou a necessidade da cultura de Gestão da Qualidade em saúde

DRG Brasil
Postado em 2 de junho de 2021 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

A Gestão da Qualidade é uma atividade coordenada, com foco na administração de processos e de recursos para atingir a excelência na produção e na entrega de produtos e serviços. O objetivo é satisfazer as necessidades dos clientes, suprindo — ou, de preferência, superando — suas expectativas.

A Gestão da Qualidade na saúde, dessa forma, tem foco na coordenação de ações para o alcance da excelência no ambiente hospitalar e clínico e nos serviços oferecidos aos pacientes. 

Qualidade sempre foi um ingrediente importante para o crescimento e a competitividade de uma empresa. Com a pandemia de Covid-19, que estimulou mudanças no perfil de consumo, a digitalização foi acelerada e aumentou a valorização do bem-estar, tornando a qualidade uma característica indispensável.

Continue a leitura e entenda por que a Gestão da Qualidade na Saúde não pode ficar fora do gerenciamento da instituição! 

Qual o impacto de uma pandemia nos serviços de saúde?

Os sistemas de saúde em todo o mundo têm visto uma melhoria constante nas práticas de gestão nas últimas décadas. Isso nos permitiu ser muito mais eficientes no serviço que prestamos. Também nos ajudou a reduzir custos e a melhorar a qualidade do atendimento.

No entanto, ainda não estamos “imunes” à disrupção trazida por desafios no setor, que sobrecarregam o ecossistema de forma rápida e intensa. Prova disso foi o surgimento da Covid-19: a maioria das instituições levou vários meses para conseguir se adaptar às demandas trazidas pelas infecções provocadas pelas diversas cepas do SARS-CoV-2.

As lacunas na preparação para pandemias podem resultar em interrupções significativas nos sistemas de saúde e impactar negativamente a prestação de serviços. Alguns dos efeitos mais diretos incluem aumento no número de pacientes e da necessidade de leitos de internação, bem como um declínio na produtividade devido ao absenteísmo dos profissionais de saúde. 

Além disso, os pacientes podem estar menos dispostos a procurar atendimento longitudinal quando temem estar infectados e representar um risco a outras pessoas. Isso pode levar a taxas reduzidas de vacinação e de controle de doenças crônicas.

Da mesma forma, os profissionais de saúde podem estar menos dispostos a trabalhar quando correm o risco de contrair a doença. Isso leva a um declínio na oferta de serviços de saúde e atrasos na prestação de cuidados.

Gestão em saúde e resposta às pandemias

Diferentes sistemas de saúde responderão de maneiras diferentes às pandemias, dependendo de sua preparação prévia, do tipo de pandemia e dos problemas de saúde previamente existentes na rede. Por isso, a abordagem deve ser sempre individualizada, como qualquer intervenção na nossa área. Então, questiona-se:

  • Se uma pandemia ocorresse neste momento, qual seria o impacto no seu ecossistema de gestão de saúde? Você conseguiria manter um atendimento de qualidade sem escalar excessivamente os custos?
  • Quais desafios do seu serviço no momento? Como uma crise de saúde poderia aumentá-los?
  • Quais seriam os principais gargalos operacionais diante de um cenário com um maior influxo de pacientes graves? 
  • Quais ações de gestão seriam mais prioritárias para reduzir o impacto negativo da situação nos seus pacientes? 

Essas perguntas são fundamentais. A pandemia serve apenas como um cenário hipotético, visto que, possivelmente, você enfrentaria os mesmos problemas diante de qualquer situação que causasse uma pressão excessiva sobre o seu serviço ou sobre suas operações, como:

  • interrupções na cadeia de suprimentos;
  • greves;
  • crises econômicas;
  • desastres naturais. 

E como se preparar para isso? A gestão da qualidade é um processo lógico e sistemático para identificar e resolver problemas em sua organização. Ela permite criar e seguir processos que reduzem o risco de erro e levam a resultados consistentes de alta qualidade. 

É uma estratégia que exige implementar procedimentos que identifiquem riscos, meçam o desempenho e corrijam empecilhos antes que eles se transformem em problemas maiores. 

Essa importante ferramenta da gestão de valor em saúde ajuda as organizações a:

  • se tornarem mais eficientes em seu trabalho;
  • agilizar processos em todos os departamentos;
  • aumentar a satisfação do paciente;
  • reduzir o desperdício e os custos evitáveis. 

Vamos ver exatamente o que é gestão de qualidade em saúde a seguir, além de rever suas principais práticas!

pessoa fazendo o controle da gestão da qualidade em saúde de uma organização

O que é a Gestão da Qualidade na saúde?

A Gestão da Qualidade na saúde é a união de práticas relacionadas à coordenação de processos para a entrega de serviços de excelência em instituições de saúde, com o objetivo de satisfazer o paciente. Na prática, laboratórios, hospitais, clínicas, serviços especializados e demais prestadores oferecem cuidados para promover:

  • eficiência administrativa;
  • efetividade no atendimento;
  • mais acessibilidade aos serviços, à sustentabilidade na assistência e à prevenção de riscos. 

O princípio por trás da gestão da qualidade é atender às necessidades, por meio da melhoria contínua de todos os processos e serviços. A preocupação com a garantia da qualidade surgiu por volta da década de 1920. Na época, um estatístico chamado Shewhart teve grande contribuição, a partir da criação de um modelo estatístico. 

Desde então, processos e ferramentas surgiram ou têm sido aperfeiçoados, sempre com o objetivo de buscar a excelência. Prova disso é que, em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) criou o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), uma metodologia cuja finalidade é ajudar empresas privadas e públicas na aferição do nível de satisfação e segurança do paciente.

Portanto, o principal objetivo das organizações é satisfazer o paciente, que é sempre colocado no centro dos processos. Assim, todas as atividades são desenvolvidas com foco no aumento de valor em saúde.

Tomada de decisões

Com a implementação da gestão da qualidade na saúde, é possível produzir informações consistentes e necessárias às atividades de planejamento, coordenação e monitoramento. Tal conhecimento facilita a tomada de decisões, visando a melhoria contínua. 

Imagem positiva ao hospital 

A satisfação do paciente é um dos grandes pilares para a sustentabilidade da organização. É preciso acolher suas demandas, suprir expectativas e gerar credibilidade.

A chegada da pandemia deu ainda mais força a essa imposição, pois evidenciou como a falha nos processos e a inadequada gestão podem comprometer a imagem e a sobrevivência da instituição de saúde. 

Como funciona a área de Gestão da Qualidade na saúde? 

É preciso implementar boas práticas, entre as quais podemos citar as seguintes. 

Mapeamento de processos 

Não há como administrar ou melhorar aquilo que não se conhece. Entender e estudar os processos existentes na organização é, assim, um passo importante. Para isso, a dica é compreender a relação entre cada atividade, analisar o fluxo e identificar os recursos necessários para atingir a fluidez.

Definição e mensuração de indicadores 

Os indicadores servem de parâmetro para delinear os objetivos e traçar o caminho. Também servem para mensurar o desempenho alcançado. Tais medidas podem ser estipuladas de forma personalizada, o que ressalta, mais uma vez, a importância do passo anterior. Também servem para mensurar o desempenho alcançado. 

Aplicação da gestão de riscos 

Mensurar riscos é uma forma de preveni-los e de preparar a instituição para lidar da melhor forma, caso apareçam. Em organizações de saúde, por exemplo, é fundamental ter atenção à gestão de recursos (como leitos e medicações), evitar procedimentos desnecessários e predizer a possibilidade de piora de desfechos clínicos.

Uso de metodologias específicas 

Várias metodologias foram desenvolvidas, ao longo do tempo, para implementar a excelência nos serviços e a melhoria contínua. Além de orientar processos, elas ajudam as instituições a assegurar padrões notáveis, a definir prioridades e a realizar o planejamento.

O Balanced Scorecard, conhecido como BSC, por exemplo, tem a finalidade de ajudar no aumento do desempenho. Já o 5W2H permite identificar problemas e criar metas de desenvolvimento. 

Adoção da cultura da qualidade

É importante que o gestor de saúde desenvolva essa consciência em todos os profissionais. A cultura de gestão da qualidade influencia o comprometimento da equipe para a busca da melhoria contínua e, dessa forma, precisa fazer parte do modo de pensar e de agir em todas as ações adotadas. 

Uma prática que caminha a favor desse aspecto é o treinamento dos profissionais de saúde, ao preparar a equipe para o uso de técnicas propícias, bem como o uso de ferramentas para a Gestão da Qualidade na saúde. É o caso da plataforma de Gestão da Qualidade para Organizações de Saúde, o SigQuali

A Gestão da Qualidade na Saúde traz mais agilidade e efetividade aos processos, melhorando a excelência dos serviços, satisfazendo os pacientes e aumentando o desempenho das organizações. Ferramentas e tecnologias auxiliam o gestor na definição das mudanças necessárias e na crescente otimização de ações. 

Gostou de conhecer alguns dos procedimentos envolvidos na Gestão da Qualidade na saúde? 
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