Modelo Assistencial

Governança clínica: conceito, benefícios e pilares para implantação

DRG Brasil
Postado em 20 de junho de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

A governança clínica é uma das principais estratégias para instituições de saúde aprimorarem seus níveis de segurança assistencial. Com iniciativas focadas no paciente e um monitoramento detalhado, é possível alcançar resultados significativos.

Neste artigo, mostraremos quais são os principais pilares que devem guiar uma estratégia de governança clínica e como desenvolvê-los. Confira.

O que é governança clínica?

A governança clínica é o processo por meio do qual as organizações de saúde são responsáveis pela melhoria contínua da qualidade dos seus serviços e pela garantia de elevados padrões de cuidados, criando um ambiente que estimule a excelência da assistência.

É uma estrutura robusta de interações de processos que enfatiza a importância da adoção de uma cultura de compartilhamento de responsabilidades em toda rede de atenção à saúde para sustentar e melhorar a qualidade dos serviços e dos resultados assistenciais.

Benefícios de uma boa governança clínica

A governança clínica traz uma série de benefícios, como melhora na gestão dos processos, aumento da qualidade da assistência ao paciente, da produtividade dos profissionais e redução dos custos.

Uma política efetiva de governança clínica baseada na entrega de valor em saúde é boa para todos:

  • O paciente pode ter seus danos físicos e psicológicos, além de seus custos, reduzidos. 
  • A sociedade pode garantir mais acesso ao sistema de saúde 
  • Os financiadores do sistema de saúde podem alcançar o triplo objetivo: melhor atendimento aos indivíduos; melhor saúde das populações; menor custo per capita, com preservação dos recursos preciosos para a sustentabilidade. 

E, à medida que as organizações prestadoras de serviço de saúde mudam seu foco de volume para valor, a redução do desperdício cria a oportunidade de compartilhamento de recursos com médicos e rede hospitalar.

É importante ressaltar também que a implantação de práticas de governança clínica pode contribuir para a conquista da Acreditação ONA - método de avaliação e certificação voltado para o setor de saúde que tem como objetivo promover a qualidade e a segurança na assistência.

Os pilares da governança clínica

Existem várias “estruturas” ou “pilares” de Governança Clínica, mas todos focam na prestação de cuidados seguros, eficazes e centrados na pessoa para cada paciente, o tempo todo. Separamos os quatro principais:

1. Experiência do paciente

A governança clínica reconhece a importância de atender às expectativas do paciente e de proporcionar uma experiência satisfatória. Isso significa que os processos assistenciais e de apoio devem ser projetados considerando as necessidades e preferências do paciente. 

O objetivo é garantir que o paciente se sinta valorizado, respeitado e bem cuidado durante toda a sua jornada no sistema de saúde.

2. Gestão de riscos

O ambiente hospitalar apresenta riscos inerentes, e a governança clínica reconhece a importância de identificar, avaliar e gerenciar esses riscos.

Ao compreender e mitigar os riscos, as instituições podem tomar medidas corretivas de forma ágil, garantindo a segurança e a qualidade dos cuidados prestados.

governança clinica pilares

3. Eficiência e efetividade clínica

Este pilar está relacionado ao resultado e ao custo-benefício dos cuidados prestados. A eficiência e efetividade clínica visam entregar um resultado completo ao paciente, com uma relação entre o benefício oferecido e o custo envolvido. 

As instituições de saúde devem avaliar quais modelos de cuidado proporcionam os melhores desfechos para os pacientes, considerando as despesas e retornos que eles podem obter, além de investir em ferramentas que aprimorem suas estratégias.

Por exemplo, plataformas de valor em saúde permitem acompanhar essas métricas e ajudam a melhorar os resultados assistenciais e econômicos das instituições.

4. Auditoria clínica

A auditoria clínica é fundamental para a implantação da governança clínica, pois, é por meio dela que os responsáveis avaliam a execução dos processos, visando a melhoria contínua

Por meio de avaliações periódicas e monitoramento de indicadores, é possível verificar os resultados, identificar oportunidades de melhorias e implementar mudanças para aprimorar a qualidade e a eficiência da assistência. 

A auditoria clínica também influencia na percepção dos pacientes quanto aos procedimentos internos, averiguando esses retornos para encontrar pontos de desenvolvimento.

Para implementar essa conferência corretamente, a instituição deve investir em equipes bem preparadas e tecnologias que auxiliem na análise e no tratamento de dados.

Plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial: entrega de valor em saúde com a governança clínica

A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial é uma ferramenta voltada integralmente para a governança clínica, que contribui para o alcance de melhores resultados assistenciais e econômicos para instituições de saúde.

Com o uso da plataforma, o desperdício pode ser identificado, controlado e gerenciado de forma clara e transparente. A ferramenta transforma dados assistenciais e econômicos em informações. Assim, as instituições de saúde têm apoio para tomar decisões mais assertivas, para realizar o planejamento adequado da assistência e para realizar auditorias clínicas.

A Maternidade Unimed-BH utilizou - e com sucesso - a plataforma para implantar estratégias de governança clínica. Veja mais detalhes de como foi a experiência da operadora.

Conclusão

Uma boa governança clínica é a chave para uma instituição alcançar a excelência nos seus processos, com foco no paciente na melhoria contínua.

E, para implementar a governança clínica de maneira completa, é essencial investir em ferramentas inteligentes, que tornam o processo mais simples e acessível, como a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial.

Quer saber como a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial pode te ajudar? Fale com os especialistas.

Créditos/imagens:

Imagem de capa: Chris Ryan by iStock

Imagem do meio: baramee2554 by iStock

Posts Relacionados

Operadoras de planos de saúde: um guia para a eficiência

Modelo Assistencial
18 de abril de 2024
leia agora

Hospital Nossa Senhora das Graças reduz permanência média em 1 dia com DRG Brasil

Modelo Assistencial
11 de abril de 2024
leia agora

Notificação de eventos adversos: um guia para hospitais

Modelo Assistencial
28 de março de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital