Gestão da Qualidade

ISO 9001: entenda o seu conceito e porque ela é fundamental para a Gestão da Qualidade

DRG Brasil
Postado em 12 de julho de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

A ISO 9001 é uma norma pilar para organizações que desejam oferecer serviços de qualidade, inclusive no setor de saúde. Essa certificação traz princípios que orientam os gestores na implementação de um padrão de excelência, além de tornar a instituição mais segura e alinhada com o paciente.

Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre essa norma, como ela funciona e quais os pilares que pautam sua avaliação. Veja essas e outras informações abaixo, e saiba como adotar a ISO 9001 para ter um sistema de gestão da qualidade eficiente.

ISO 9001: o que é?

Podemos definir a norma ISO 9001 como um conjunto de normas e diretrizes internacionais que regula os sistemas de gestão da qualidade. Seu propósito é estabelecer critérios para o desenvolvimento e implementação de um modelo eficaz dentro de uma organização. Atualmente, referimo-nos à norma como ISO 9001/2015, uma vez que as atualizações são constantes e a de 2015 está em vigor.

A elaboração dessa norma ficou a cargo da Organização Internacional de Normalização (ISO), sendo reconhecida e adotada globalmente. Seu principal objetivo é auxiliar as empresas na entrega consistente de produtos e serviços de qualidade, de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes.

Com esse intuito, a ISO 9001 define requisitos padrão para a instituição alcançar um nível aceitável de excelência e aborda aspectos como liderança, engajamento dos colaboradores e planejamento.

Ao implementar um sistema de gestão da qualidade baseado na ISO 9001, a organização poderá elevar a satisfação dos clientes e otimizar sua eficiência operacional.

Possuir essa certificação pode representar uma vantagem competitiva e demonstra o compromisso da empresa com a qualidade e a busca contínua pela melhoria. Para obter a certificação, a organização precisa passar por um processo de auditoria realizado por uma entidade independente.

Essa avaliação verifica se a organização atende a todos os requisitos da norma e se está seguindo um padrão de excelência efetivo.

7 princípios fundamentais da ISO 9001/2015

A ISO 9001 se baseia em sete princípios de gestão da qualidade, que orientam as organizações na implementação eficaz de um sistema padronizado. Esses princípios são:

1. Foco no cliente

Este princípio coloca o cliente no centro das atividades da organização. Dessa forma, cada planejamento deve visar entender as necessidades atuais e futuras da comunidade, e a organização deve proporcionar produtos e serviços que as satisfaçam.

Esse pilar é especialmente importante na saúde, uma vez que o nível de excelência dos atendimentos impacta diretamente nos pacientes.

2. Liderança

Também é crucial contar com uma liderança competente para garantir o êxito na aplicação de um sistema de gestão da qualidade. Isso se deve ao fato de que os líderes estabelecem uma direção nítida, promovem um ambiente propício ao aprimoramento constante e engajam os indivíduos na consecução dos propósitos da empresa.

3. Envolvimento das pessoas

Um aspecto crucial da norma ISO 9001 é a participação ativa dos indivíduos no sistema de gerenciamento da qualidade. De fato, os membros da equipe são considerados como recursos valiosos de uma empresa, e é fundamental contar com o engajamento e com as habilidades deles para atingir resultados de excelência.

4. Abordagem baseada em processos

A ISO 9001 também enfatiza a importância de compreender, gerenciar e melhorar os processos internos, para criar um padrão de abordagem. Desse modo, a empresa deve identificar, mapear e documentar suas rotinas, buscando eficiência e eficácia por meio de medição, análise e melhoria contínua.

5. Gestão de relacionamento

Um sistema de gestão da qualidade bem-sucedido leva em conta a organização como um todo e a integração de todos os seus processos.

Por essa razão, os objetivos devem ser definidos levando em consideração o contexto abrangente da instituição, assim como as interações entre diversas áreas e equipes, com o intuito de alcançar resultados favoráveis de maneira holística.

iso 9001

6. Melhoria contínua

A busca pela melhoria contínua é um princípio fundamental da ISO 9001. Por esse motivo, as organizações devem estabelecer metas para aperfeiçoar suas rotinas. Também devem incluir, em seus hábitos, a realização de medidas e análises de oportunidades, para implementar ações corretivas e preventivas no dia a dia.

7. Evidências como base para tomada de decisões

Um dos principais pilares da ISO 9001 é o apoio em evidências para tomadas de decisões, tornando essas decisões mais eficazes e confiáveis. Para isso, a organização deve realizar uma coleta e análise de dados relevantes, utilizando cada descoberta para realizar mudanças e orientações informadas, aprimorando o desempenho interno continuamente.

Como a ISO 9001/2015 impacta na gestão da qualidade em saúde

A ISO 9001 desempenha um papel fundamental na gestão da qualidade em saúde, por promover a padronização de processos, aumentar a segurança do paciente e trazer o foco para o cliente. Com a implementação dessa certificação, é possível ter rotinas mais organizadas e práticas alinhadas em todos os setores. 

Uma organização certificada reduz as chances de falhas assistenciais e gerencia bem os riscos atrelados a atividades de saúde, por exemplo. Ainda, o foco no paciente possibilita atender às expectativas de cada cliente atendido, direcionando as melhorias e aprimoramentos para o público.

Vale reforçar, ainda, que a ISO 9001 contribui para a implementação de uma comunicação mais eficaz entre as equipes, com melhor coordenação dos cuidados, reduzindo falhas e ampliando a fluidez nos procedimentos.

Dessa forma, o Sistema de Gestão da Qualidade busca a melhoria contínua de diferentes áreas, revisa e fiscaliza o desempenho de cada uma delas usando com pilares e princípios certificados mundialmente.

Como implementar uma gestão eficiente a partir dos princípios da norma ISO 9001?

Para implementar uma gestão da qualidade eficiente a partir dos princípios da ISO 9001, vale a pena avaliar a organização e traçar um planejamento. Dessa forma, os líderes poderão entender quais as necessidades da instituição e seus gargalos, implementando cada pilar da norma como forma de compensá-los.

Essa transição de sistemas para atingir novos níveis de excelência também depende de monitoramento contínuo, para entender se o planejamento está sendo seguido e se a qualidade está melhorando.

Esse acompanhamento deve ocorrer por meio de uma ferramenta especializada, que também facilita na adoção dos novos princípios. O SigQuali, desenvolvido pelo Grupo IAG Saúde, é um exemplo de plataforma de gestão da qualidade.

Com ela, é possível realizar a integração de ferramentas aplicáveis a qualquer metodologia de gestão da qualidade, como ISO 9001, ISO 31000, ONA, Acreditação de Operadoras da ANS e normas internacionais.

O uso da plataforma também traz uma base sólida para tomada de decisões, fornecendo dados consistentes e de fácil interpretação em relatórios personalizados. Isso facilita ações de melhoria contínua, permitindo que a organização esteja alinhada com a ISO 9001 em termos de padrão e excelência.

Atualmente, mais de 70 instituições utilizam o SigQuali, o que representa mais de 25 mil usuários ativos em 15 estados brasileiros. 

Quer saber mais? Confira o guia completo sobre os maiores desafios e perspectivas para o futuro da Gestão da Qualidade na Saúde e descubra as inúmeras possibilidades que o SigQuali proporciona para as organizações do setor, seus benefícios e diferenciais.

Conclusão

A ISO 9001 é uma das certificações mais importantes para organizações de saúde, com princípios que permitem melhorar a qualidade dos processos e a organização interna. No entanto, para realizar uma transição positiva nas rotinas, é essencial conhecer o negócio, entender suas necessidades e ter um planejamento que facilitará a implementação de cada etapa.

Além disso, é essencial monitorar os resultados com um sistema especializado, que traz ferramentas para os gestores alinharem seus serviços com a excelência que a certificação exige. Por isso, fale com os especialistas em Gestão da Qualidade para a Saúde e aproveite as vantagens do SigQuali para tornar sua gestão ainda mais eficiente.

Créditos das imagens

Foto de capa: teerasub by iStock

Foto do meio: Melpomenem by iStock

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