Modelo Remuneratório

Como solucionar o maior desafio dos administradores hospitalares?

DRG Brasil
Postado em 14 de outubro de 2022 - Atualizado em 25 de julho de 2023

Todo o ecossistema que trabalha ou atende a área da saúde sabe: um dos principais desafios da administração hospitalar, reconhecido mundialmente, é o envolvimento do corpo clínico no processo da gestão.

  • Como conseguir a aceitação pelos médicos dos métodos gerenciais?
  • Ou, como alinhar a remuneração dos médicos aos resultados da organização e da assistência aos pacientes?

Essas são algumas perguntas frequentes que o profissional de gestão hospitalar tem enfrentado no seu dia a dia. Garantir a sustentabilidade e a qualidade de atendimento de um hospital requer de seu administrador elevado conhecimento técnico, com soluções inovadoras, e muita dedicação.

Por entender e reconhecer que o papel do administrador hospitalar é um dos mais importantes para garantir o sucesso de uma organização de saúde, o Grupo IAG Saúde desenvolve, há 30 anos, metodologias e tecnologias e de gestão associadas à melhoria dos resultados econômicos e assistenciais, como a plataforma DRG Brasil.

Em linhas gerais, como a metodologia DRG Brasil funciona?

O DRG (Grupos de Diagnósticos Relacionados, do inglês Diagnosis Related Groups) é uma metodologia de categorização de pacientes internados em hospitais, que relaciona a complexidade clínica com o custo. O paciente é alocado em uma categoria de DRG a partir da combinação de dados como diagnóstico principal, idade, 100% das comorbidades e cirurgias realizadas.

Assim, pacientes agrupados em um mesmo DRG possuem características clínicas e de risco similares, tornando tanto os resultados assistenciais quanto o consumo de recursos comparáveis e previsíveis.

O DRG Brasil é a maior e mais completa plataforma de valor em saúde do país. O software dispõe – além do agrupador DRG com algoritmo totalmente refinado para o perfil nacional – de funcionalidades que transformam dados assistenciais e econômicos em informações para aumentar a entrega de valor em saúde pelos hospitais.

Estamos falando de uma metodologia de gestão de corpo clínico que vem sendo utilizada  na maior parte dos hospitais do mundo, que o Grupo IAG Saúde desenvolveu de forma pioneira para o Brasil, e que já está sendo aplicada com sucesso em centenas de hospitais do nosso país.

Afinal, por que o DRG Brasil é interessante para o corpo clínico e para o hospital?

O DRG Brasil é uma metodologia moderna para a governança clínica, que alinha o corpo clínico aos esforços para a sustentabilidade organizacional. Para médicos e hospitais, o DRG é interessante porque:

→ É baseado em forte evidência científica, portanto bem aceito pelo corpo clínico, envolvendo os médicos na gestão hospitalar, com corroboração e comprometimento com os métodos gerenciais;

→ Possibilita alinhar a remuneração dos médicos aos resultados econômicos e assistenciais que estes geram para a organização;

→ Melhora a gestão médica, pois mede o desempenho de cada médico, equipe e clínica,  criando uma relação transparente com o corpo clinico;

→ Melhora os resultados econômicos do hospital, pois aponta o desperdício assistencial que pode ser evitado;

→ Auxilia a instituição hospitalar a reduzir os gastos não remunerados pelas fontes pagadoras, uma vez que permite a adoção de programas que aumentam a qualidade da saúde, melhoram a experiência do paciente e reduzem o custo da assistência;

→ O DRG Brasil é a única metodologia nacional de DRG patenteada, 100% adaptada ao SUS e à saúde suplementar do Brasil;

→ É a maior experiência brasileira com DRG que, atuando há mais de uma década no país, está aplicada em mais de 425 hospitais de todos os portes, regiões, especialidades, níveis de complexidade e naturezas jurídicas – que tratam 1 em cada 10 cidadãos brasileiros.

→ O software, que pode ser implantado de forma simples e imediata como abrir uma conta de e-mail, tem o melhor custo-benefício do mercado;

→ Disponibiliza suporte ao codificador, educação continuada, APIs de integração, aplicativos móveis, uso de inteligência artificial e segurança certificada da informação são alguns dos inúmeros diferenciais desta que é a única plataforma de DRG feita no Brasil para o sistema de saúde brasileiro.

É disso que você precisa? Então fale com nossos especialistas!

A plataforma Valor Saúde Brasil, nutrida pelos dados do DRG Brasil e da Inteligência Artificial, é de uso simples, de fácil aplicabilidade, com valor acessível a qualquer hospital. Por criar um banco de informações qualificadas, permite avaliar o desempenho e estabelecer uma política estratégica de gestão dos médicos e suas equipes.

Entre em contato com o que é hoje mundialmente considerada a melhor ferramenta para a gestão hospitalar!


Posts Relacionados

Hospital Evangélico de Vila Velha estrutura modelo remuneratório inovador e aumenta eficiência usando o DRG Brasil

Modelo Remuneratório
17 de janeiro de 2024
leia agora

Orçamento Global em Saúde: conheça esse modelo remuneratório

Modelo Remuneratório
26 de dezembro de 2023
leia agora

Atendimento ao paciente: como melhorar em hospitais?

Modelo Assistencial
12 de dezembro de 2023
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital