Gestão da Qualidade

Ciclo PDCA: por que aplicar em instituições de saúde?

DRG Brasil
Postado em 24 de agosto de 2023

O ciclo PDCA é uma estratégia de aprimoramento contínuo e pode trazer diversos benefícios para as instituições de saúde com etapas bem definidas.

Desta maneira, ele permite aos gestores e responsáveis compreenderem as áreas que exigem progresso e identificar falhas importantes na estrutura da operação. Com a aplicação do PDCA, as organizações de saúde conseguem oferecer melhores cuidados ao paciente, resolver problemas com rapidez e traçar metas alcançáveis.

Confira essas e outras informações no conteúdo que preparamos sobre o ciclo PDCA e aprenda como executá-lo!

Ciclo PDCA: o que é?

O ciclo PDCA é uma metodologia de gestão da qualidade que visa promover uma melhoria contínua de processos. Sua sigla representa quatro etapas: Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Act (Agir). Confira mais detalhes:

1. Plan (Planejar)

Nesta etapa, a organização identifica e define os objetivos e operações que precisam de melhorias. É onde se elabora um mapa de processos para alcançar as metas estabelecidas, determinando quais recursos serão necessários e definindo indicadores de desempenho.

Assim, se existir algum problema, é necessário conhecê-lo e determinar quais as possíveis soluções para aquela situação.

2. Do (Executar)

Em seguida, o ciclo PDCA traz a etapa de execução, o plano anterior é colocado em prática com ações que visam atingir os problemas e solucioná-los. Nesse caso, é importante experimentar diferentes estratégias, além de incluir outros profissionais e colaboradores para obter resultados mais precisos e mudanças concretas.

3. Check (Verificar)

Nesta fase, os resultados das ações executadas são avaliados e comparados com os objetivos e metas definidos na etapa de planejamento. Os responsáveis devem realizar medições, coleta de dados e análises para conferir se os efeitos combinam com o esperado.

4. Act (Agir)

Com base nos resultados verificados na etapa anterior, o responsável deve tomar ações corretivas (visam corrigir a origem do problema) ou preventivas (visam evitar a ocorrência do problema). Além disso, é importante aprender a lição e registrar cada etapa, para aplicar em ciclos futuros e ter um ponto de referência mais concreto.

Vale reforçar que o ciclo PDCA é contínuo, e uma vez que está concluído, o gestor deve procurar outros gargalos e implementar novas soluções.

ciclo PDCA na saúde

Vantagens de utilizar o ciclo PDCA em instituições de saúde

O ciclo PDCA traz diversas vantagens para as instituições de saúde, confira:

Melhoria da qualidade dos serviços

Com o PDCA é possível identificar oportunidades de melhoria e implementar ações corretivas ou preventivas para elevar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos. Isso porque essa abordagem permite analisar e verificar rotinas que podem apresentar problemas, identificando gargalos quanto antes.

Consequentemente, há uma melhora na eficiência operacional, na reputação da instituição e na satisfação dos pacientes.

Padronização de processos

As avaliações que o ciclo PDCA implementa auxiliam no desenvolvimento de padrões de qualidade e na manutenção de regulamentações que atestam a eficiência das operações nas organizações de saúde.

É essencial que as organizações atendam a determinadas normas de segurança e governança clínica, e ter uma rotina de melhoria contínua contribui para atender a esses objetivos.

Também, permite incentivar e envolver toda a equipe de profissionais e prestadores de serviços no aprimoramento das tarefas, além de capacitar os colaboradores para identificar e resolver problemas.

Dessa forma, todos os envolvidos contribuem com ações proativas para solucionar problemas e evitar novos cenários adversos.

Melhora contínua

De modo geral, o ciclo PDCA permite que a instituição de saúde tenha um crescimento contínuo, e não fique estagnada na mesma posição. O cenário se atualiza recorrentemente, e é importante que os profissionais e gestores acompanhem essa modernização, para obter uma gestão de riscos mais aprimorada.

Assim, com etapas pré-estabelecidas e constante análise do cenário, é possível identificar gargalos, melhorar tarefas e obter retornos significativos.

Como o ciclo PDCA contribui para a entrega de valor em saúde

A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial oferece recursos que permitem a execução de todo o ciclo PDCA nas instituições de saúde. Com a ferramenta é possível identificar onde estão ocorrendo os desperdícios, criar planos para tratar as falhas, delegar as ações para os devidos responsáveis e acompanhar como está a execução destas ações. 

O PDCA contribui significativamente para os resultados das instituições e é importante ter ferramentas que apoiam na execução do ciclo e que permitem o acompanhamento do progresso e o gerenciamento das ações em tempo real, como a plataforma Valor Saúde Brasil.

Nesse sentido, um escritório de valor é parte integrante da gestão da qualidade com valor em saúde. Que tal ter melhores resultados na entrega de valor? Conheça a plataforma Valor Saúde Brasil e suas principais funcionalidades.

Créditos/imagens:

Imagem de capa: marchmeena29 by iStock

Imagem do meio: monkeybusinessimages by iStock

Posts Relacionados

Eficiência operacional: como conquistar no contexto da saúde

Gestão da Qualidade
15 de fevereiro de 2024
leia agora

ISO 31000: conheça a norma e o impacto na Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade
1 de fevereiro de 2024
leia agora

Unimed Uberlândia usa DRG Brasil para avaliar prestadores e conceder bonificações

Gestão da Qualidade
30 de janeiro de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital