Modelo Remuneratório

Como engajar o corpo clínico na saúde baseada em valor? Veja experiências de hospital e operadora!

DRG Brasil
Postado em 1 de setembro de 2021

Um dos principais desafios da administração hospitalar, reconhecido mundialmente, é o envolvimento do corpo clínico no processo da gestão. Como conseguir a aceitação pelos médicos dos métodos gerenciais? Ou, como alinhar a remuneração dos médicos aos resultados da organização e da assistência aos pacientes?

Essas são algumas perguntas frequentes que o administrador hospitalar enfrenta no seu dia a dia. Garantir a sustentabilidade e a qualidade de atendimento de um hospital requer de seu gestor elevado conhecimento técnico, com soluções inovadoras e muita dedicação.

Por entender e reconhecer que o papel do profissional responsável pela gestão hospitalar é um dos mais importantes para garantir o sucesso de uma organização de saúde, a plataforma Valor Saúde Brasil tem desenvolvido, ao longo de mais de uma década, tecnologias de gestão associadas à melhoria dos resultados econômicos e assistenciais.

O módulo de Governança Clínica da plataforma, baseado nos algoritmos e na inteligência artificial do DRG Brasil, tem como função alinhar o corpo clínico aos esforços para a sustentabilidade organizacional. Por ser fundamentada em evidências científicas, é bem aceito pelo grupo médico, envolvendo-o na gestão hospitalar, com aceitação e comprometimento com os métodos gerenciais.

A Governança Clínica baseada em valor possibilita, ainda, alinhar a remuneração dos médicos aos resultados econômicos e assistenciais que eles geram para a organização. É um método de gestão de corpo clínico que vem sendo utilizado na maior parte dos hospitais do mundo, que os especialistas da plataforma Valor Saúde Brasil desenvolveram de forma pioneira para o Brasil e que já está sendo aplicada com sucesso em mais de 340 hospitais em todo o território nacional.

Nesse artigo, vamos te colocar em contato com dois casos de sucesso de aplicação do que é hoje considerada, mundialmente, a melhor ferramenta para a gestão hospitalar. Boa leitura!

Hospital Evangélico de Vila Velha e o melhor desempenho da linha de cuidado da Cardiologia

O HEVV foi inaugurado em 1972 em Vila Velha – Espírito Santo, mas sua história teve início em 1956, quando começou a ser idealizado pelas igrejas que compõem a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES). Oferecendo atendimento multidisciplinar, o Hospital Evangélico de Vila Velha tem um elevado índice de satisfação do cliente, superior a 98%.

Com um modelo de gestão participativa com foco na segurança do paciente, o hospital filantrópico é referência em urgência e emergência cardiovascular e habilitado em média e alta complexidades. Este é o único hospital filantrópico capixaba que conquistou a classificação máxima em gestão hospitalar: a certificação de excelência ONA nível 3.

O HEVV possui cerca de 225 leitos e cada dia se dedica mais à construção de melhores instalações para a ampliação dos serviços prestados, como a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, que realiza por ano 10 mil sessões de quimioterapia, mais de 37 mil radioterapias e 20 mil consultas.

Em 2017, a instituição escolheu a metodologia DRG Brasil como instrumento de transformação da relação com as fontes pagadoras, buscando melhorar um conjunto de desafios que afetavam o hospital, como:

  • a fragilidade na gestão do uso eficiente do leito;
  • a elevada permanência dos pacientes da cardiologia;
  • resultados assistenciais insatisfatórios;
  • e o consequente aumento dos custos.

Após perceber grande aprimoramento nestes pontos, a coleta na plataforma de valor em saúde foi ampliada para toda as internações da instituição. A partir de 2019, com a utilização do Analytics DRG Brasil, foi possível visualizar de maneira mais ágil e mais eficiente as oportunidades de melhorias em outros alvos antes não percebidos.

Inicialmente, o monitoramento do DRG provocou desconforto na equipe médica, por interpretarem que estavam exclusivamente relacionados à avaliação de performance da equipe. Após esclarecimentos e capacitações sobre a metodologia, os médicos apropriaram-se das informações para efetivar melhorias operacionais. E passaram a engajar inteiramente com a plataforma e o mindset da saúde baseada em valor.

Resultados impactantes e mensuráveis

Após 12 meses de atuação na especialidade de Cardiologia, o Hospital Evangélico de Vila Velha:

  • Vivenciou a redução da ineficiência operacional (153% para 98% nos DRGs cirúrgicos e de 139% para 73% nos DRGs clínicos)
  • Diminuiu as admissões perdidas por período (46 para 0 no cirúrgico, e 30 para 0 no clínico)
  • Alcançou o objetivo da eficácia baseada em resultados, com impacto positivo na segurança assistencial

De acordo com Sirlene Motta de Carvalho, Superintendente do Hospital Evangélico de Vila Velha, a plataforma Valor Saúde Brasil contribuiu de forma significativa para a melhora da performance do processo da Cardiologia, que é a especialidade referência do serviço hospitalar.

A adoção da metodologia de valor em saúde oportunizou à instituição engajar o corpo clínico, fortalecer a linha de cuidados, desenvolver maturidade nas discussões de resultados e alcançar a eficiência operacional.

pagamento-de-medicos

Unimed Volta Redonda: a remuneração baseada em valor que inclui as necessidades do paciente

Sabemos que valor em saúde é a qualidade da assistência dividida pelo custo. Também já falamos aqui no Blog Valor em Saúde que, tanto para médicos quanto para hospitais, o objetivo é que o pagamento seja realizado de acordo com os resultados assistenciais e a entrega de valor em saúde pelo profissional ou pela instituição.

A implantação da metodologia DRG Brasil na Unimed de Volta Redonda iniciou em 2015. No ano seguinte, a operadora iniciou a proposta de mudança do modelo remuneratório na Clínica Médica, Pronto Atendimento, CTI Adulto e CTI Pediátrico, elaborando um modelo de pagamento misto que considera um valor fixo mais bonificação.

Em 2018, iniciou-se o Projeto de Governança Clínica, que tem como foco o aprimoramento do Modelo Assistencial e Remuneratório da instituição. Para isso, foi implantada a Calculadora de Valor DRG Brasil a fim de auxiliar no gerenciamento dos novos indicadores de desempenho e levar mais transparência ao corpo clínico.

A Dra. Ísis Lassarote, Gerente Médica do Hospital Unimed Volta Redonda, explica que seu escritório de Governança Hospitalar possui uma equipe multidisciplinar com objetivo de centralizar as informações e estruturar uma gestão participativa.

Modelo remuneratório médico baseado em valor: resultados concretos

O foco é a melhoria da qualidade assistencial com mudança do modelo remuneratório baseado nos 4 Alvos. A Unimed Volta Redonda identificou na plataforma Valor Saúde Brasil, powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial, uma ferramenta inovadora capaz de trazer benefícios assistenciais e econômicos, com resultados importantes, entre eles:

  • 10% de redução do tempo de permanência institucional, no período de 2016 a 2019
  • Diminuição de 30% no tempo de permanência especificamente na clínica médica, entre 2013 e 2017
  • Economia induzida pela cirurgia bariátrica, no caso a modalidade mais expressiva

A partir da implantação da plataforma de saúde baseada em valor foi possível avaliar, de maneira padronizada, a complexidade dos pacientes e o número de diárias necessárias ao tratamento seguro.

Com a necessidade de ampliação do modelo remuneratório para os cirurgiões, a Unimed Volta Redonda utiliza a Calculadora de Valor da plataforma para trabalhar estas cinco dimensões:

  1. Experiência do cliente
  2. Qualidade e segurança
  3. Eficiência
  4. Aprendizado e conhecimento
  5. Processos de trabalho

Do ponto de vista do gestor hospitalar, a Governança Clínica do Valor Saúde Brasil by DRG Brasil é extremamente favorável, por ser uma metodologia simples, de fácil aplicabilidade, com valor acessível a qualquer instituição brasileira. Por criar um banco de informações, permite avaliar o desempenho e estabelecer uma política estratégica de gestão dos médicos e suas equipes.

Entre em contato com o mais especializado time de saúde baseada em valor do país, e peça uma demonstração da plataforma, aplicável para hospitais e operadoras!


  • Créditos/Imagens:
  • Azul foto criado por gpointstudio - br.freepik.com
  • Mulher foto criado por freepik - br.freepik.com

Posts Relacionados

5 usos da metodologia DRG nas operadoras de planos de saúde

Modelo Remuneratório
7 de março de 2022
leia agora

Inteligência artificial na saúde e machine learning: um panorama de oportunidades médicas

Modelo Assistencial
6 de dezembro de 2021
leia agora

Como o pagamento baseado no valor em saúde estimula a economia compartilhada

Modelo Remuneratório
18 de novembro de 2021
leia agora

(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital