Blog

Health Analytics: como fazer a gestão dos dados de uma instituição de saúde na plataforma Valor Saúde Brasil

DRG Brasil
Postado em 25 de agosto de 2021 - Atualizado em 4 de fevereiro de 2022

O avanço da tecnologia na saúde vai além da telemedicina e de equipamentos modernos de exames e diagnósticos. Uma ferramenta de análise de dados em saúde, mais precisamente, um Health Analytics, tem se mostrado cada vez mais essencial em uma gestão, independentemente do porte da instituição.

A plataforma Valor Saúde Brasil atua com Health Analytics e utiliza inteligência artificial, com segurança e transparência contribuindo para tomada de decisão assertiva nos processos de saúde. É uma plataforma de governança clínica e tem, entre outras funções, captar e analisar dados para, então, identificar prioridades e colaborar na experiência positiva do paciente. Isso tudo objetivando a entrega de valor em saúde.

Acompanhe a leitura e entenda como o Health Analytics da plataforma Valor Saúde Brasil atua na gestão de dados da instituição de saúde!

Por que usar o Health Analytics na gestão hospitalar?

Uma ferramenta de analytics funciona a partir do tratamento de um grande volume de dados para entender a realidade de cada meio e, com isso, decidir melhores formas de atuação.

Dados que parecem muitas vezes sem sentido são interpretados por uma inteligência artificial e algoritmos, e em seguida são transformados em informações relevantes e entendíveis. Como resultados, é possível melhorar a qualidade dos serviços, reduzir desperdícios e prever certos desfechos clínicos.

O Health Analytics do DRG Brasil, a plataforma Valor Saúde Brasil, tem o grande diferencial de ser 100% compatível com o perfil brasileiro, o que é fundamental para alcançar resultados mais reais.

Na prática, ele foca quatro alvos assistenciais:

  • uso eficiente do leito hospitalar;
  • redução de condições adquiridas hospitalares;
  • redução de readmissão não planejada;
  • redução de internações sensíveis aos cuidados da atenção primária.

Além disso, a tecnologia busca formas de proteger e respeitar o sigilo médico e a LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais). A lei coloca o usuário no centro da estratégia e dispõe de princípios também buscados pela plataforma Valor Saúde Brasil, a exemplo de: qualidade dos dados, transparência, accountability e adequação.

Como o Health Analytics colabora para a entrega de valor em saúde e para uma gestão eficiente de instituições de saúde?

O Health Analytics coloca em prática alguns passos fundamentais. Confira!

Análise de dados

Esse é o primeiro passo para conhecer a população. Os dados assistenciais e econômicos são analisados de forma minuciosa e eficiente. Podem ser coletados de prontuários, à beira-leito e por integração, por exemplo. Depois, são correlacionados a outros já existentes.

Monitoramento em tempo real

O monitoramento em tempo real permite saber o momento certo de executar cada decisão, dentro de cada alvo assistencial. Esse é um dos detalhes mais importantes para proporcionar valor em saúde ao paciente e desfechos clínicos mais favoráveis.

Transparência nas informações

Uma gestão em saúde necessita de clareza e transparência para que se identifiquem os focos de desperdícios e as necessidades de melhoria. Com um Health Analytics, os gestores conseguem realizar melhor o direcionamento de cada decisão e avaliar os recursos necessários.

Centralidade do paciente

A centralidade no paciente é o que orienta práticas importantes, a exemplo da boa experiência, do aumento da qualidade assistencial e da redução de desperdícios. Prestadores de serviços e operadores de planos de saúde precisam atuar de forma conjunta nesse objetivo, já que a satisfação dos usuários é um item imprescindível para a sustentabilidade econômica das instituições.

Transformação dos resultados

Cada decisão deve ser tomada com base em dados reais e em evidências científicas. O Health Analytics atua oferecendo soluções de governança clínica customizadas, usando indicadores de mérito e ajudando a desenvolver modelos remuneratórios para cada realidade.

Como gerenciar os dados de uma instituição de saúde por meio do Health Analytics?

É preciso ter sempre em mente a necessidade de entrega de valor em saúde para os pacientes. A partir disso, é possível construir cenários, delinear objetivos e customizar indicadores.

profissionais da saúde usando a funcionalidade de health analytics da plataforma Valor em Saúde

Uma inspiração do Grupo IAG Saúde

A Dra. Tania Grillo, presidente do Grupo IAG Saúde, defende a importância do refinamento dos algoritmos. Ao apresentar um pouco da história de crescimento da plataforma, que se iniciou em 2011, ela conta um dos principais objetivos: “criar uma plataforma que permitisse a interação, a análise e a identificação de grandes oportunidades de intervenções para mudança de modelos assistenciais e remuneratórios. A ideia é evoluir, entregar valor sempre e ir além”.

Ao longo do processo evolutivo, o Valor Saúde Brasil passou por diversas fases e melhorias. Hoje, entrega previsões de permanência de cada paciente bem mais precisas, realiza predição de eventos e riscos durante a internação hospitalar e produz diagnósticos mais rápidos.

Um exemplo do Hospital Moinhos de Vento

Podemos ter outro exemplo na atuação do Hospital Moinhos de Vento, que, além de usar a plataforma Valor Saúde Brasil, é reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos cinco hospitais de excelência do país. Segundo Patrícia Nocchi, líder da Gestão Operacional DRG, uma das estratégias da instituição é fazer codificações e subcategorias das altas hospitalares.

Isso foi colocado em prática, inclusive, no momento mais sensível dos casos de Covid-19, em 2020. Foram criadas codificações para identificar a quantidade de pacientes internados com o vírus e monitorar o percentual de alta, considerando, ainda, subcategorias para CID primário e CID secundário.

O Hospital Moinhos de Vento acompanha os dashboards em tempo real, o que permite entender, por exemplo, o comportamento das altas hospitalares de cada mês: se foram de curta ou de longa duração.

Patrícia Nocchi também nos revelou que todos os processos e dados verificados na plataforma DRG Brasil e no BI institucional são, depois, discutidos com as equipes multidisciplinares. A técnica PDSA (plan, do, study, act) faz parte da abordagem da instituição, que consegue reduzir, frequentemente, falhas assistenciais.

O Hospital Moinhos de Vento ainda gera relatórios sobre o desempenho mensal da instituição para os chefes de serviço. É possível verificar, por exemplo, o percentual de internações por condições sensíveis à atenção primária, além de entender as bonificações a serem recebidas de acordo com os resultados alcançados.

Usar tecnologias em instituições de saúde não é mera questão de seguir tendência, mas sim de conseguir sobrevivência. Um Health Analytics viabiliza tomadas de decisão mais responsáveis, além de monitorar a qualidade assistencial. Aliás, é como afirma Patrícia: “para quem ainda não adota essa metodologia, a pergunta a se fazer não é se um dia trabalhará com ela, mas, sim, quando. É uma questão de tempo”.

Sua instituição de saúde já está se preparando para alcançar sustentabilidade e entregar mais valor em saúde aos pacientes? Nós podemos ajudar! Entre em contato com a equipe da plataforma Valor Saúde Brasil!


Imagens/Créditos

Posts Relacionados

Transformando dados em informações: como a tecnologia pode contribuir nesse processo?

Blog
25 de fevereiro de 2022
leia agora

10 passos da LGPD em empresa do setor saúde: da implantação à conformidade

Blog
14 de junho de 2021
leia agora

Plataformas de saúde: a relevância no cenário atual e o papel do Marketing

Blog
28 de abril de 2021
leia agora

(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital