Covid19

Como usar o app DRG Brasil Inteligência Artificial para liberar mais leitos aos pacientes Covid-19?

DRG Brasil
Postado em 31 de março de 2021 - Atualizado em 30 de junho de 2021

Como podemos utilizar a informação associada à inteligência artificial para nos ajudar ainda mais na entrega de valor ao paciente e facilitar o acesso aos leitos hospitalares? Veja como o Hospital Santa Rita já está realizando com sucesso essa empreitada, ao tornar a decisão de alta mais segura de acordo com a complexidade assistencial dos pacientes.

A série Por Dentro do Valor em Saúde tem como objetivo mostrar como usar ferramentas e tecnologias que ajudam as organizações de saúde a entregar valor na prática. Afinal, a transformação está em nossas mãos.

Todos nós temos acompanhado – e muitos vivenciando face a face – o pior momento da pandemia do novo coronavírus no Brasil. São inúmeros os desafios, como a escassez e exaustão dos profissionais, insuficiência de recursos materiais como medicamentos para intubação e ventiladores, sobrecarga dos hospitais e falta de leitos

O DRG Brasil, junto ao seu Ecossistema com as comunidades de clientes, parceiros, acadêmica, de ensino e de qualificação da informação tem um único propósito: construir sistemas de saúde sustentáveis baseados na entrega de valor ao paciente.

Por isso, a plataforma apresentou seu aplicativo de a Inteligência Artificial, em que a tecnologia centraliza o paciente, engaja a família e toda equipe assistencial no gerenciamento de riscos e simplifica a complexidade dos processos para o tratamento ao paciente. E, cumprindo o compromisso de responsabilidade e impacto social, o Grupo IAG Saúde disponibiliza gratuitamente, por um período de 12 meses, a utilização da tecnologia do aplicativo DRG Brasil Inteligência Artificial para organizações de saúde.

O primeiro episódio da série Por Dentro do Valor em Saúde teve o prazer de contar com a experiência de transformação do Hospital Santa Rita, hospital geral de 157 leitos, sendo 26 de UTI, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte, no distrito industrial da cidade de Contagem. Hospital fundado em 1967, portanto, com quase 54 anos de existência e, que assim como sua história tem uma longa jornada em sistemas de gestão certificáveis e boas práticas. O HSR recebeu em 2012 a primeira acreditação em nível 3 da ONA, mantida até hoje, e em 2019, o reconhecimento máximo do Selo de Excelência Assistencial da Unimed BH.

Para contar um pouco mais dessa trajetória, os convidados da live foram Cleverson Martins Kill, diretor técnico do Hospital Santa Rita e Déborah Matos, enfermeira supervisora do DRG no Hospital Santa Rita, para contar um pouco mais como utilizaram a Inteligência Artificial da Plataforma Valor em Saúde – DRG Brasil para implementar novas medidas, auxiliares, na insuficiência de leitos da crise sanitária, econômica e social conjuntural.

Veja os destaques da apresentação do Hospital Santa Rita sobre a alta segura com o app DRG Brasil IA

O Hospital Santa Rita de Contagem/MG utiliza o aplicativo da plataforma de saúde baseada em valor DRG Brasil desde agosto de 2020, para pacientes intensivos e neurológicos. Em setembro de 2020 já expandiram para pacientes da clínica médica e em outubro de 2020 para as demais clínicas, englobando 100% dos pacientes.

Dentre as atividades realizadas pela equipe multidisciplinar do hospital com o uso do app, destaca-se o gerenciamento de leitos. O trabalho é iniciado com o indicador de taxa de ocupação, que disponibiliza informação sobre a capacidade de atendimento do hospital. Os profissionais realizam análise crítica do indicador e acompanhamento regular. Com este indicador, é possível dimensionar o perfil de utilização, os intervalos de substituição e a média de permanência dos usuários no estabelecimento. O gerenciamento de leitos é definido por vários processos, dentre eles a desospitalização e a previsão de alta.

leitos-para-covid19

A Inteligência Artificial do DRG Brasil é um avanço tecnológico que permite que os sistemas simulem uma inteligência similar à humana, sendo que o objetivo está em facilitar tarefas do dia a dia. É a tecnologia a favor da saúde, auxiliando a assistência e a centralização de cuidados do paciente de forma individualizada, segura e no tempo adequado de internação.

Na implantação do app IA no Hospital Santa Rita, os profissionais elencaram como pontos facilitadores: fácil acesso pelo aplicativo em iOS e Android; possibilidade de acompanhamento à beira leito; acesso à instituição, familiares e operadora. Como pontos dificultadores: mudança de cultura e resistência inicial do corpo clínico.

Foram atribuídas atividades para a equipe multiprofissional e setores com o aplicativo, a saber:

  1. Médico – inserção de CIDs e condições clínicas;
  2. Enfermagem – inserção de dispositivos invasivos;
  3. Fisioterapia – inserção de ventilação mecânica;
  4. Fonoaudiologia – inserção de CIDs relacionados a esta disciplina;
  5. Nutrição clínica – inserção de CIDs relacionados à nutrição;
  6. Equipe multidisciplinar – inserção de condição adquirida;
  7. Bloco cirúrgico – inserção de procedimentos;
  8. Hiperbárica – inserção de procedimentos e CIDs relacionados às lesões
  9. Recepção de internação – cadastro do DRG admissional.

Ao trabalhar com o DRG Admissional, a equipe já consegue monitorar e acompanhar a assistência em tempo real. Os benefícios para a instituição, paciente/familiar e equipe multidisciplinar são vários:

  • acompanhamento a beira leito durante a corrida;
  • ajuste de diagnósticos e procedimentos realizados; gerenciamento de riscos do paciente;
  • atualização em tempo real da previsão de alta;
  • planejamento da alta segura;
  • e planejamento iniciado precocemente durante a internação, visando garantir a alta segura no tempo apropriado e serviços pós-alta adequados.

É possível então traçar o plano terapêutico e o plano de alta segura para o paciente. Tendo em vista a previsão de alta e o gerenciamento de risco, é possível definir condutas e prazos para realização do plano terapêutico e orientações de alta e pós-alta. Monitorar regularmente os parâmetros dos pacientes hospitalizados facilita, ainda, o reconhecimento precoce da deterioração e de complicações.

Durante a pandemia da COVID-19, a demanda por internação hospitalar aumentou exponencialmente, e com o acompanhamento e planejamento que são viabilizados pelo aplicativo DRG Brasil IA, o Hospital Santa Rita tem conseguido atender a todos os pacientes e convênios de saúde.

Ao comparar os dados antes da utilização do aplicativo (fevereiro a julho de 2020) com os dados após a utilização do mesmo (agosto de 2020 a janeiro de 2021), a eficiência cirúrgica melhorou 41% e a clínica 20%. O que significou redução da permanência média em 25%, mesmo com o aumento da complexidade assistencial no 2º período (casemix mudou 1,2360 para 1,3004).

Um exemplo que o Dr. Cleverson Kill cita para ilustrar a eficácia dos resultados é a Linha de Cuidado do AVC: o hospital reduziu o tempo de permanência médio de 17-19 dias para 4-5 dias, mantendo o elevado nível de qualidade assistencial (ouça o podcast do médico).

Saiba mais sobre o trabalho do Hospital Santa Rita em parceria com o Grupo IAG Saúde e o uso do aplicativo DRG Brasil IA

O Grupo IAG Saúde, em nome de todo o Ecossistema da plataforma de saúde baseada em valor DRG Brasil, gostaria de parabenizar o Hospital Santa Rita pela coragem da inovação. Coragem diante da incerteza, do medo do desconhecido, mas que prosseguiram, engajando as pessoas, simplificando o trabalho com o uso da informação e da tecnologia e aumentando a entrega de valor aos pacientes.

O Santa Rita é um hospital comunitário que nasceu para atender, com qualidade, a população da região – e é a demonstração de que a plataforma DRG Brasil é acessível a todos.

Diante da sobrecarga e da falta de leitos hospitalares, o app DRG Brasil IA está conseguindo apoiar o time multidisciplinar na gestão segura de leitos e abrindo acesso à população que tanto necessita deste acesso hoje, em razão da situação desesperadora acarretada pela pandemia da COVID-19.

Assista à gravação da live com Cleverson Martins Kill, diretor técnico, e Déborah Matos, enfermeira supervisora do DRG no Hospital Santa Rita, conduzida pelo diretor executivo do Grupo IAG Saúde, Breno Duarte:

Posts Relacionados

Nenhum post relacionado até o momento


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital