Em um universo tão sensível e específico quanto a gestão em saúde, compreender qual a diferença entre dados e informação costuma ser o tênue limiar que divide as instituições-modelo das que sofrem para se manter de pé. Sim, dados e informações são coisas bem diferentes, embora atreladas.
Isso porque o dado em si não traz significado relevante, nem conduz a nenhuma conclusão — inclusive na área da saúde. Entretanto, quando lapidado, esse referencial pode revelar conhecimentos valiosos que resultam em melhoria da qualidade assistencial e redução do desperdício.
Em uma situação prática, o dado consiste em um número deslocado de contexto, como o volume de leitos ocupados. Mas você pode cruzar esse indicador com o de tempo de permanência, por exemplo, e concluir que a alta taxa de ocupação no hospital diz respeito muito mais a eventos adversos da assistência do que a uma demanda natural.
Neste artigo, detalharemos como transformar dados em informações em sua instituição de saúde. Acompanhe!
Dados são a matéria-prima da informação. No contexto hospitalar, é necessária a integração dos dados, bem como a compreensão plena da relação que um ponto tem com o outro. Com isso, uma instituição de saúde deixa de ter números isolados para alcançar a inteligência decisória. É a informação no controle das decisões, dados tratados que produzem conhecimento relevante.
Ocorre que, com a montanha de números que circulam nas fichas, prontuários e registros hospitalares, não há como converter dados brutos em informações sem dispor de sistemas tecnológicos especializados — incluindo o auxílio de Inteligência Artificial e de outras inovações.
Sozinho, o número de internações no ano é só um dado. Já quando acrescido de outros, como a diferença de abordagens sobre diagnósticos idênticos, indica que pode estar havendo perda de recursos com processos terapêuticos desalinhados.
Com a informação em mãos, mesmo com a forte tendência de aumento de custos da assistência médica (por alta do dólar e inflação, necessidade constante de aquisição de maquinários etc.), é possível contornar essa trajetória e preparar-se mais adequadamente para os desafios da gestão de saúde.
Isso se faz a partir da compreensão sobre a diferença entre dados e informação, bem como da consequente adaptação da instituição ao universo da tecnologia para extrair o máximo de suas potencialidades.
O Valor Saúde Brasil traz consigo um moderno conceito de uso de informações clínicas para agregar valor ao paciente e reduzir custos — o que envolve diretamente transformar dados em informações.
A plataforma Valor Saúde Brasil é um poderoso sistema de governança clínica que materializa a transformação de dados brutos em conhecimento relevante para a tomada de decisão inteligente e informada.
Essa solução:
Com o sucesso de sua utilização na qualidade assistencial, na otimização dos recursos e até na melhoria da remuneração dos profissionais de saúde, tal metodologia tem adesão crescente por parte das instituições de saúde.
A plataforma Valor Saúde Brasil coleta, classifica e integra dados para, em seguida, transformá-los em informações estruturadas. Isso ocorre mediante Inteligência Artificial e algoritmo agrupador.
Na sequência, o núcleo de inteligência analisa e compara resultados com milhões de internações já avaliadas e abordagens terapêuticas consagradas no meio científico, no intuito de oferecer às equipes técnicas e gerenciais subsídio para tomada de decisão.
A plataforma gera relatórios e monitora indicadores, com painéis, gráficos e diagramas. A partir dos resultados, a ferramenta joga luz entre o que era esperado e o que foi efetivamente realizado, apontando as oportunidades de melhoria na gestão e no cuidado ao paciente.
O objetivo da plataforma Valor Saúde Brasil é garantir que os desfechos assistenciais e o consumo de recursos se tornem previsíveis. Como consequência, é possível proporcionar tratamentos verdadeiramente eficazes, tal qual evitar reingressos ou ocupação de leitos além da necessária ao cuidado seguro baseado em valor.
O grau de acurácia de cada atendimento, somado a indicadores de mérito e valor em saúde individuais e coletivos, esforço de capacitação pessoal, adesão a normas/protocolos e o foco no desfecho que importa ao paciente resultam na possibilidade de compartilhar ganhos econômicos entre hospitais, médicos e operadoras de saúde. É a economia compartilhada trazida por um sistema mais moderno e sustentável de saúde baseada em valor.
Essa nova dinâmica abre espaço para que os profissionais sejam remunerados com base em suas performances, considerando a entrega de valor, e não mais o volume, característico do sistema fee for service. A entrega de valor em saúde é o futuro baseado em dados e informações.
Como você viu, é urgente que as instituições de saúde brasileiras se alinhem às novas formas de trabalho. Até porque, em meio a falhas assistenciais, abordagens equivocadas e ausência de informatização adequada, as despesas assistenciais na saúde suplementar vêm crescendo a cada ano — somente entre 2015 e 2020 houve um aumento de 53%.
Assim, atualizar o modelo de abordagem assistencial, em sintonia com mudanças no modelo remuneratório, é chave para a sustentabilidade das instituições do setor e a consequente melhoria na experiência do paciente. E o primeiro passo é compreender qual a diferença entre dados e informação para investir em plataformas de alta performance em governança clínica para obtenção da eficiência hospitalar.
Agora que já nos aprofundamos no processo de transformação de dados em informações na área da saúde, continue conosco. Veja com mais detalhes como a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil contribui para o health analytics das instituições de saúde!
Créditos/Imagens:
Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.
(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br
Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.