Modelo Assistencial

Hospital Humanitas – Unimed Varginha usa a plataforma Valor Saúde Brasil para reduzir permanência média de pacientes com insuficiência cardíaca

DRG Brasil
Postado em 19 de março de 2024

O Hospital Humanitas – Unimed, de Varginha/MG, é classificado pelo IVSB (Índice Valor Saúde Brasil) como líder na linha de cuidado Assistência a Pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva. 

De acordo com os dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial o tempo médio de permanência por insuficiência cardíaca congestiva nos hospitais brasileiros é de 8,6 dias; e, no Hospital Humanitas, é de 7,2 dias. 

O total de altas avaliadas pela ferramenta foi de 125, e a média de permanência prevista, de 977,7 dias. Com uma média realizada de 903,5 dias, a instituição economizou 74,2 diárias de permanência. 

Entre as medidas que possibilitaram essa conquista, destaca-se a implantação do DRG admissional de 100% dos pacientes para identificação do tempo médio de permanência hospitalar. Também foram realizadas auditorias à beira leito pela equipe multiprofissional.

Veja mais detalhes desta história no case de sucesso apresentado pelo Bruno Fioravanti, Médico Coordenador da UTI do Hospital Humanitas - Unimed Varginha, na Jornada Valor em Saúde 2023.

Sobre o Hospital Humanitas - Unimed Varginha

O Hospital Humanitas é um hospital geral localizado em Varginha, no sul de Minas Gerais, com 86 leitos – sendo 10 leitos de UTI -, sete salas cirúrgicas e um pronto-socorro. A instituição contempla todas as especialidades, exceto a Maternidade.

Atualmente, o hospital tem a acreditação Nível I da ONA e está no processo de conquistar o Nível II. Recentemente, em 2023, o hospital também recebeu a certificação UTI Eficiente, que revela a preocupação da instituição com a eficiência, qualidade e segurança dos atendimentos.

A UTI do Hospital Humanitas é monitorada pelo sistema Epimed e conta com uma equipe horizontal bem consolidada, com coordenadores titulados em terapia intensiva. Na UTI, também são feitos rounds multidisciplinares para aumentar a qualidade e gerar mais segurança, além de reuniões a cada dois meses para debater os resultados conquistados.

Como se deu a implantação do DRG Brasil na instituição?

O DRG Brasil chegou ao Hospital Humanitas durante a busca pela acreditação da ONA, enquanto a instituição estava focada na atualização de protocolos e no aumento da qualidade e da segurança oferecida aos pacientes.

Nesse contexto, a instituição implantou o DRG Brasil para uniformizar os atendimentos com uma melhor gestão de resultados e alcançou números satisfatórios e mais qualidade na assistência médica.

Desde janeiro de 2020, a equipe responsável pelo DRG no hospital faz a admissão de 100% dos pacientes, além de realizar auditorias contínuas diárias sobre o status de cada paciente até o momento da alta.

DRG e sistema MV

A instituição usa o sistema MV para monitorar a permanência dos pacientes e conferir se as diárias estão de acordo com a previsão do DRG. No momento em que o médico faz login no sistema, ele é automaticamente direcionado para uma aba com os dados do DRG: previsão de alta e status do paciente.

Caso algum paciente tenha excedido a previsão de alta, o sistema revela uma mensagem em vermelho para alertar o médico sobre uma possível complicação e/ou necessidade de alterar o tratamento.

Caso de sucesso: Pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva

O destaque do Hospital Humanitas na linha de Pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva é fruto de uma mudança de mindset que teve início quando a instituição se preparava para receber a acreditação da ONA.

Além disso, a equipe do DRG sempre esteve focada em seguir todas as recomendações da ferramenta, o que favoreceu o ganho de eficiência operacional.

Resultados alcançados com o DRG Brasil

De acordo com a plataforma Valor Saúde Brasil, o tempo médio de permanência de pacientes com insuficiência cardíaca é de 8,6 dias. Diante desse cenário, o Hospital Humanitas alcançou um tempo médio de permanência inferior à média nacional, com 7,2 dias.

O total de altas avaliadas pela ferramenta foi de 125, e a média de permanência prevista, de 977,7 dias. Com uma média realizada de 903,5 dias, a instituição economizou 74,2 dias de permanência. Esses dados envolvem três grupos de DRG:

  • 293: Insuficiência cardíaca e choque sem complicações e maiores complicações e comorbidades
  • 291: Insuficiência cardíaca e choque com maiores complicações e comorbidades
  • 292: Insuficiência cardíaca e choque com complicações e comorbidades

Além dessa redução, outro dado importante sobre os pacientes com insuficiência cardíaca é que eles têm uma baixa permanência na sala de emergência do Prontomed (pronto-socorro). Devido à alta rotatividade de leitos de UTI, esses pacientes são transferidos em menos de seis horas, o que reduz a quantidade de internações.

Expectativas para o futuro

O Hospital Humanitas tem como grande objetivo a gestão de qualidade e utilização de ferramentas como o DRG Brasil para aperfeiçoar o cuidado. Além disso, a instituição também pretende capacitar ainda mais a sua equipe multidisciplinar, com habilidades técnicas e pessoais.

Mais do que isso, a instituição deseja usar o DRG para realizar auditorias à beira leito, usando os dados gerados pela ferramenta nos rounds da UTI para alterar os desfechos clínicos.

Assim como o Hospital Humanitas, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!


Crédito/imagem: KatarzynaBialasiewicz by iStock

Posts Relacionados

50% das operadoras com nota máxima no IDSS utilizam a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

Modelo Assistencial
26 de abril de 2024
leia agora

Taxa de mortalidade: como diminuir com a melhora nos processos assistenciais

Modelo Assistencial
25 de abril de 2024
leia agora

Hospital Unimed Piracicaba economiza 41,3 diárias na linha de cuidado de Angioplastia Coronariana com DRG Brasil

Modelo Assistencial
24 de abril de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital