Modelo Assistencial

Hospital Humanitas – Unimed Varginha usa a plataforma Valor Saúde Brasil para reduzir permanência média de pacientes com insuficiência cardíaca

DRG Brasil
Postado em 19 de março de 2024

O Hospital Humanitas – Unimed, de Varginha/MG, é classificado pelo IVSB (Índice Valor Saúde Brasil) como líder na linha de cuidado Assistência a Pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva. 

De acordo com os dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial o tempo médio de permanência por insuficiência cardíaca congestiva nos hospitais brasileiros é de 8,6 dias; e, no Hospital Humanitas, é de 7,2 dias. 

O total de altas avaliadas pela ferramenta foi de 125, e a média de permanência prevista, de 977,7 dias. Com uma média realizada de 903,5 dias, a instituição economizou 74,2 diárias de permanência. 

Entre as medidas que possibilitaram essa conquista, destaca-se a implantação do DRG admissional de 100% dos pacientes para identificação do tempo médio de permanência hospitalar. Também foram realizadas auditorias à beira leito pela equipe multiprofissional.

Veja mais detalhes desta história no case de sucesso apresentado pelo Bruno Fioravanti, Médico Coordenador da UTI do Hospital Humanitas - Unimed Varginha, na Jornada Valor em Saúde 2023.

Sobre o Hospital Humanitas - Unimed Varginha

O Hospital Humanitas é um hospital geral localizado em Varginha, no sul de Minas Gerais, com 86 leitos – sendo 10 leitos de UTI -, sete salas cirúrgicas e um pronto-socorro. A instituição contempla todas as especialidades, exceto a Maternidade.

Atualmente, o hospital tem a acreditação Nível I da ONA e está no processo de conquistar o Nível II. Recentemente, em 2023, o hospital também recebeu a certificação UTI Eficiente, que revela a preocupação da instituição com a eficiência, qualidade e segurança dos atendimentos.

A UTI do Hospital Humanitas é monitorada pelo sistema Epimed e conta com uma equipe horizontal bem consolidada, com coordenadores titulados em terapia intensiva. Na UTI, também são feitos rounds multidisciplinares para aumentar a qualidade e gerar mais segurança, além de reuniões a cada dois meses para debater os resultados conquistados.

Como se deu a implantação do DRG Brasil na instituição?

O DRG Brasil chegou ao Hospital Humanitas durante a busca pela acreditação da ONA, enquanto a instituição estava focada na atualização de protocolos e no aumento da qualidade e da segurança oferecida aos pacientes.

Nesse contexto, a instituição implantou o DRG Brasil para uniformizar os atendimentos com uma melhor gestão de resultados e alcançou números satisfatórios e mais qualidade na assistência médica.

Desde janeiro de 2020, a equipe responsável pelo DRG no hospital faz a admissão de 100% dos pacientes, além de realizar auditorias contínuas diárias sobre o status de cada paciente até o momento da alta.

DRG e sistema MV

A instituição usa o sistema MV para monitorar a permanência dos pacientes e conferir se as diárias estão de acordo com a previsão do DRG. No momento em que o médico faz login no sistema, ele é automaticamente direcionado para uma aba com os dados do DRG: previsão de alta e status do paciente.

Caso algum paciente tenha excedido a previsão de alta, o sistema revela uma mensagem em vermelho para alertar o médico sobre uma possível complicação e/ou necessidade de alterar o tratamento.

Caso de sucesso: Pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva

O destaque do Hospital Humanitas na linha de Pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva é fruto de uma mudança de mindset que teve início quando a instituição se preparava para receber a acreditação da ONA.

Além disso, a equipe do DRG sempre esteve focada em seguir todas as recomendações da ferramenta, o que favoreceu o ganho de eficiência operacional.

Resultados alcançados com o DRG Brasil

De acordo com a plataforma Valor Saúde Brasil, o tempo médio de permanência de pacientes com insuficiência cardíaca é de 8,6 dias. Diante desse cenário, o Hospital Humanitas alcançou um tempo médio de permanência inferior à média nacional, com 7,2 dias.

O total de altas avaliadas pela ferramenta foi de 125, e a média de permanência prevista, de 977,7 dias. Com uma média realizada de 903,5 dias, a instituição economizou 74,2 dias de permanência. Esses dados envolvem três grupos de DRG:

  • 293: Insuficiência cardíaca e choque sem complicações e maiores complicações e comorbidades
  • 291: Insuficiência cardíaca e choque com maiores complicações e comorbidades
  • 292: Insuficiência cardíaca e choque com complicações e comorbidades

Além dessa redução, outro dado importante sobre os pacientes com insuficiência cardíaca é que eles têm uma baixa permanência na sala de emergência do Prontomed (pronto-socorro). Devido à alta rotatividade de leitos de UTI, esses pacientes são transferidos em menos de seis horas, o que reduz a quantidade de internações.

Expectativas para o futuro

O Hospital Humanitas tem como grande objetivo a gestão de qualidade e utilização de ferramentas como o DRG Brasil para aperfeiçoar o cuidado. Além disso, a instituição também pretende capacitar ainda mais a sua equipe multidisciplinar, com habilidades técnicas e pessoais.

Mais do que isso, a instituição deseja usar o DRG para realizar auditorias à beira leito, usando os dados gerados pela ferramenta nos rounds da UTI para alterar os desfechos clínicos.

Assim como o Hospital Humanitas, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!


Crédito/imagem: KatarzynaBialasiewicz by iStock

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