Modelo Remuneratório

Unimed Pelotas adota modelo remuneratório por desempenho e práticas de governança clínica usando o DRG Brasil

DRG Brasil
Postado em 3 de março de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

Com as mudanças, o tempo médio de permanência nos hospitais prestadores diminuiu 32% e no hospital próprio, 19%. Veja mais detalhes desse case de sucesso a seguir. 

Garantir o tempo de permanência hospitalar adequado é fundamental para a segurança do paciente e para os resultados assistenciais e econômicos de uma instituição de saúde. A Unimed Pelotas conseguiu reduzir este indicador em seu hospital próprio e também nos credenciados com os dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG + Inteligência Artificial. 

A ferramenta foi utilizada para a adoção de um modelo remuneratório por desempenho - avaliando principalmente o indicador de tempo de permanência previsto/realizado - e também para a implantação de práticas de governança clínica. Conheça o case de sucesso da Unimed Pelotas a seguir.

Sobre o Hospital Unimed Pelotas

A Unimed Pelotas é uma cooperativa de trabalho médico que iniciou suas atividades em 18 de dezembro de 1978, atendendo a 13 municípios em sua área de atuação. 

Desde então, a cooperativa vem crescendo e atualmente conta com uma rede de serviços próprios que inclui quatro hospitais gerais e um hospital Unimed localizado no município de Pelotas/RS.Atualmente, a cooperativa atende aproximadamente 35 mil pacientes.

Além dos hospitais, a Unimed Pelotas oferece os seguintes serviços:

  • Pronto atendimento
  • Atenção domiciliar
  • Fisioterapia
  • Oncologia
  • Núcleo de atenção integral à saúde
  • Centro de diagnóstico por imagem
  • Endoscopia
  • Laboratório

O hospital próprio tem 77% da representatividade total das internações atuais na região.

A Unimed Pelotas é uma referência na região por ser sempre empenhada em fornecer serviços de qualidade e atendimento humanizado aos seus beneficiários.

DRG Brasil na Unimed Pelotas

No início de 2018, a Unimed Pelotas começou a usar o DRG Brasil implantando a codificação nos hospitais da rede começando pelo prestador de maior representatividade. O objetivo da operadora era potencializar os serviços e melhorar o tempo de permanência hospitalar.

No final do mesmo ano, o segundo hospital prestador foi codificado. Simultaneamente, a instituição criou e analisou um banco de dados exclusivo, para implementar os indicadores do DRG por hospitais e divulgá-los para a gestão avaliar.

Em 2019, a Unimed inaugurou seu hospital próprio e passou a realizar a codificação do DRG para a alta dos pacientes.  Após um ano, em maio de 2020, foram implementados o DRG Admissional e a remuneração por DRG no hospital próprio.

Durante 2020 e 2021, a Unimed implementou diversas melhorias de governança clínica, como:

  • Criação do Núcleo de Suporte à Internação
  • Projeto de desospitalização
  • Mecanismos de regulação como o Plano Terapêutico, Equipe Multi e Round semanal
  • Envolvimento direto da alta direção e chamadas de médicos

Com isso, a Unimed pôde reestruturar seus serviços e implementar a Atenção Domiciliar, oferecendo uma retaguarda pós-alta para seus pacientes.

Além disso, também foi criado o Escritório de Valor e implementado o DRG Admissional nos prestadores.

Em 2022, a Unimed elaborou o Projeto de Linhas de Cuidado e continuou a reestruturar o monitoramento pós-alta, buscando melhorar a qualidade dos cuidados de saúde oferecidos aos seus pacientes.

Alguns dos resultados alcançados pela Unimed Pelotas com o DRG Brasil

  • Redução de 19% do tempo médio de internação no hospital próprio
  • Redução de 32% do tempo médio de internação nos hospitais prestadores
  • Redução do excesso de permanência de internações cirúrgicas no hospital próprio de 12,90% (2019) para 0,60% (2022)
  • Redução do excesso de permanência de internações cirúrgicas nos hospitais de prestadores de 39,40% (2018) para 25,60% (2022)
Unimed Pelotas adota modelo remuneratório por desempenho e práticas de governança clínica usando o DRG Brasil

Ações que favoreceram os resultados alcançados pela Unimed Pelotas

O sucesso do caso da Unimed Pelotas foi possível graças a uma série de ações. Confira quais as principais decisões que influenciaram positivamente nos resultados alcançados:

Inserção dos dados de alta do paciente

Um dos principais indicadores que contribuíram para o sucesso do caso foram os dados de alta do paciente.

Com as informações, foi possível comparar os resultados e entender os gargalos que precisavam ser corrigidos para otimizar o serviço.

Coleta de informações na admissão para uma gestão de permanência mais eficiente

A coleta de informações na admissão dos pacientes permitiu uma gestão mais eficiente do tempo de permanência hospitalar.

Isso porque a equipe integrada pôde planejar planos de ação voltados para os hospitalizados, promovendo tratamentos e acompanhamentos mais assertivos.

Ações em conjunto com o corpo clínico

A Unimed Pelotas passou a adotar ações em conjunto com o corpo clínico, incluindo médicos, enfermeiros e auxiliares no plano de ação.

Também reuniu fisioterapeutas, nutricionistas e psicoterapeutas para reduzir o tempo de permanência hospitalar e proporcionar uma recuperação mais completa.

Remuneração do corpo clínico por desempenho

Com o DRG Brasil, a Unimed Pelotas passou a remunerar o corpo clínico pelo desempenho avaliando principalmente o indicador de tempo de permanência previsto/realizado.

A mudança promoveu uma maior valorização da equipe, incentivou uma performance mais elevada e, consequentemente, melhorou a a experiência do paciente. 

Implementação da Governança Clínica

Um dos elementos que contribuíram para o sucesso do caso da Unimed Pelotas foi a implementação de práticas de governança clínica.

A operadora adotou um conjunto de processos para garantir mais qualidade nos atendimentos e mais segurança para os pacientes.

Assim como a Unimed Pelotas, operadoras de planos de saúde de todo o país estão tendo bons resultados com  a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira a opinião delas no vídeo abaixo. 

DRG Brasil

Se tiver interesse em conhecer mais sobre a ferramenta, fale com nossos especialistas.

Créditos/imagens:

Imagem de capa: Natali_Mis by iStock

Imagem do corpo do texto: Chris Ryan by iStock

Posts Relacionados

Capitation: entenda mais sobre este modelo de remuneração em saúde

Modelo Remuneratório
1 de setembro de 2023
leia agora

Triple Aim: o que é, qual é a sua importância e como medi-lo?

Modelo Remuneratório
31 de julho de 2023
leia agora

Hospital Márcio Cunha evitou um desperdício de R$2,3 milhões com apoio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

Modelo Remuneratório
27 de julho de 2023
leia agora

(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital