Gestão da Qualidade

Unimed Uberlândia usa DRG Brasil para avaliar prestadores e conceder bonificações

DRG Brasil
Postado em 30 de janeiro de 2024 - Atualizado em 19 de março de 2024

Conheça detalhes do Programa UniQuali 

A Unimed Uberlândia usa os dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial no Programa UniQuali - por meio desta iniciativa, o desempenho dos prestadores é avaliado e uma bonificação é concedida de acordo com a pontuação atingida.

Como resultado, entre 2021 e 2022, um dos hospitais da operadora conseguiu aumentar as altas hospitalares de 1529 para 2155 (aumento de 41%). Já a média de permanência caiu de 3,6 dias para 2,7 dias (melhora de 25% no giro de leitos).

As taxas de condições adquiridas diminuíram. A taxa geral foi de 5,09% para 2,55% e a taxa de condição adquirida grave foi de 4,04% para 1,45%. A taxa de reinternação teve uma redução de 42%, indo de 0,84 para 0,49. E a taxa de ineficiência operacional caiu de 20,85% para 18,71%.

Por fim,o hospital em questão reduziu a média de custos operacionais de R$15.280,95 em 2021 para R$10.515,70 em 2022.

Confira todos os detalhes deste case apresentado pelo Paulo Sérgio de Freitas, Diretor de Provimento em Saúde da Unimed Uberlândia, na Jornada Valor em Saúde Brasil 2022. 

Assista ao case

Sobre a Unimed Uberlândia

A Unimed Uberlândia caracteriza-se por ser uma instituição socialmente responsável, que tem sobre si a responsabilidade de cuidar da saúde e do bem-estar de milhares de famílias.

Ao todo são 103.912 beneficiários, devidamente assistidos por 798 médicos cooperados e uma extensa rede de serviços e profissionais credenciados, que oferecem aos cidadãos de Uberlândia e região uma assistência médico-hospitalar completa e qualificada. 

Veja alguns números importantes da trajetória da Unimed Uberlândia (na época da apresentação):

  • 118.700 vidas atendidas
  • 728.186 consultas
  • 1.547.084 exames
  • 7.738 internações.

Programa UniQuali

A Unimed Uberlândia criou o Programa UniQuali em busca de sustentabilidade, atenção centrada no paciente, qualidade assistencial e redução de desperdício. Entre os envolvidos no projeto, estão a cooperativa, os cooperados, os hospitais e toda a rede assistencial.

Para reduzir os desperdícios causados por repetição de exames e internações desnecessárias, entre outras falhas, o Programa UniQuali definiu os seguintes objetivos:

  • Apoiar, orientar, coordenar e acompanhar a conformação da Rede Prestadora de Serviços de Saúde
  • Trabalhar com transparência na divulgação do selo Unimed Uberlândia para os beneficiários e prestadores 

Dessa forma, a Unimed Uberlândia pretende evoluir em algumas questões, como segurança do paciente, estrutura, processos e resultados. Atualmente, a operadora está passando por uma fase de intermédio entre estrutura e processos, a fim de alcançar resultados mais promissores. 

Nesse sentido, o Programa UniQuali trabalha indicadores relacionados a:

  1. Efetividade
  2. Eficiência
  3. Segurança do paciente
  4. Cooperativismo

Já o foco do projeto se resume em aumentar a segurança do paciente, estimular as boas práticas para reduzir os desperdícios e atender aos critérios da RN 507, que dispõe sobre o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde.

Critérios do Programa UniQuali

Os critérios do Programa UniQuali são representados por indicadores divididos nos quatro domínios mencionados acima (efetividade, eficiência, segurança do paciente e cooperativismo).

Veja o que é avaliado em cada domínio e qual a pontuação atribuída a cada um deles:

DomíniosIndicadores de avaliaçãoPontuação
EfetividadeClassificação do Hospital na Unimed25
EfetividadeRegularidade de funcionamento (documentação obrigatória)10
EficiênciaReduzir a ineficiência no tempo de permanência25
EficiênciaAdesão a novos modelos de remuneração5
EficiênciaAdoção de prontuário eletrônico5
Segurança do pacienteCadastro do NOTIVISA e notificações de eventos adversos5
Segurança do pacienteManter comissões hospitalares atuantes5
Segurança do pacienteRespostas às notificações/não conformidades Unimed5
Segurança do pacienteParticipação  no Qualiss5
CooperativismoTaxa de cooperados atuantes no corpo clínico da instituição10
Total100
Pontuação máxima100%
Pontuação mínima para bonificação60%

Os indicadores de avaliação são utilizados como base para a política de bonificação da Unimed Uberlândia, que determina um percentual de acréscimo sobre o faturamento bruto do hospital de acordo com a pontuação da instituição.

Regras gerais do Programa UniQuali

A adesão ao Programa UniQuali ocorre de forma automática, desde que os hospitais cumpram alguns requisitos obrigatórios, como a utilização da ferramenta DRG, e a participação é por tempo indeterminado.

A mensuração de resultados consiste na somatória da pontuação obtida em cada item dos critérios de avaliação, sendo a pontuação máxima equivalente a 100 e a pontuação mínima para receber bonificação equivalente a 60.

Em relação à bonificação, os hospitais são remunerados da seguinte forma:

  • Com uma pontuação acima de 85%, os hospitais são classificados com 5 estrelas e ganham 2% do faturamento bruto dos últimos 12 meses
  • Com uma pontuação entre 76% e 84,99%, os hospitais são classificados com 4 estrelas e ganham 1% do faturamento bruto dos últimos 12 meses
  • Com uma pontuação de 60% a 75,99%, os hospitais são classificados com 3 e ganham 0,5% do faturamento bruto dos últimos 12 meses
  • Com uma pontuação de 45% a 59,99%, os hospitais são classificados com 2 estrelas e não recebem bonificação
  • Com uma pontuação de 0,0% a 44,99%, os hospitais são classificados com 1 estrela e não recebem bonificação

Transparência da informação

Para garantir a transparência da informação, a Unimed Uberlândia faz o acompanhamento das informações codificadas no DRG mensalmente através do Analytics da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

Dessa forma, a validação das codificações de alta é feita mensalmente em conjunto com toda a equipe da Unimed Uberlândia, que visita os hospitais de forma regular para discutir os resultados apresentados pelo DRG.

Em resumo, a Unimed Uberlândia tem buscado uma relação de transparência e parceria para acompanhar, analisar e comparar a performance dos hospitais, atingindo, assim, os objetivos do Programa UniQuali.

Resultados alcançados

Como resultado, entre 2021 e 2022, um dos hospitais da operadora conseguiu aumentar as altas hospitalares de 1529 para 2155 (aumento de 41%). Já a média de permanência caiu de 3,6 dias para 2,7 dias (melhora de 25% no giro de leitos).

As taxas de condições adquiridas diminuíram. A taxa geral foi de 5,09% para 2,55% e a taxa de condição adquirida grave foi de 4,04% para 1,45%. A taxa de reinternação teve uma redução de 42%, indo de 0,84 para 0,49. E a taxa de ineficiência operacional caiu de 20,85% para 18,71%.

Por fim,o hospital em questão reduziu a média de custos operacionais de R$15.280,95 em 2021 para R$10.515,70 em 2022.

Assim como os hospitais da Unimed Uberlândia, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!


Crédito/imagem: nortonrsx by iStock

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