Gestão da Qualidade

VMO: saiba o que é e como estruturar um Escritório de Valor na sua organização de saúde

DRG Brasil
Postado em 21 de janeiro de 2022 - Atualizado em 8 de fevereiro de 2022

Já ouviu falar de Value Management Office (VMO)? Durante anos, muitas organizações de saúde eram gerenciadas sem o acompanhamento de indicadores, com múltiplos sistemas legados, sem integração e apoiados tão somente na remuneração por quantidade de atendimentos. O resultado era baixa eficiência, altos custos e um elevado número de queixas.

Na atualidade, a melhoria contínua é a chave para a sobrevivência das empresas do setor de saúde. A otimização da gestão, por sua vez, passa pela centralização de dados, utilização de tecnologia de ponta, remuneração com base em entrega de valor, agregação de normas de qualidade por ferramentas de integração, entre outras variáveis.

Estamos falando em uma complexa estrutura que dificilmente será construída com perfeição sem a adoção do conceito de Escritório de Valor, ou, em língua inglesa, Value Management Office.

Hoje você vai entender o que é VMO e como um centro de excelência em qualidade pode mudar a história da sua organização de saúde. Acompanhe!

O que é Value Management Office?

Value Management Office é o Escritório de Valor de uma organização. É uma estrutura que contempla profissionais qualificados em gestão da qualidade, dedicados exclusivamente a mapear processos, identificar falhas e propor melhorias na gestão assistencial da instituição.

A ideia de ter um Escritório de Valor é alçar um centro de excelência na organização de saúde, com o objetivo de:

  • padronizar a estrutura de atendimento;
  • digitalizar e automatizar processos burocráticos;
  • centralizar dados (por exemplo, mediante uma biblioteca virtual de documentos);
  • homogeneizar medidas de custo;
  • propor a substituição do modelo de remuneração baseado em quantidade (fee for service) por uma abordagem baseada em geração de valor;
  • unificar frameworks de gestão da qualidade;
  • coletar e acompanhar indicadores de desempenho eletronicamente.

O VMO é um modelo desenhado para gerar uma cultura de gerenciamento de valor em saúde na organização. Com foco no cliente, o Escritório de Valor estimula uma transformação de fora para dentro dos muros da empresa, mas seu sucesso está diretamente ligado ao grau de engajamento das equipes (corpo clínico, administrativo etc.).

Ao contrário do que o termo possa sugerir, “valor”, neste caso, não está diretamente atrelado ao ganho financeiro. Embora este seja uma consequência inevitável às organizações que adotam o VMO, value se refere à proposição de mudanças nos processos assistenciais que tragam benefícios a todos os envolvidos na cadeia produtiva de saúde — sobretudo o paciente.

Trata-se da criação de soluções a partir da reformulação de processos e implementação de tecnologias que simplifiquem burocracias, reduzindo falhas e proporcionando economia, em paralelo com o ganho de qualidade na assistência prestada.

Quando as organizações de saúde passaram a pensar no conceito de Escritório de Valor?

O economista Michael Porter, renomado professor da Harvard Business School, foi um dos primeiros pesquisadores a alertar sobre a necessidade de que as organizações de saúde dessem mais importância à gestão de assistência médica “baseada em valor”, o Value-based Health Care (VBHC).

Com a obra Redefining Health Care: Creating Value-Based Competition to Results (2006), Porter, em parceria com Elizabeth Teisberg, provocou o setor de saúde com a constatação de que era preciso abandonar a cultura do volume em nome de uma “cultura de valor”. Estavam lançadas as bases para o surgimento do conceito de VMO.

Em 2015, coube então à Robert Kaplan, outro grande nome da economia moderna (professor da mesma Harvard Business School e ex-CEO do Federal Reserve de Dallas) aprimorar as reflexões de Porter e traduzi-las para a ideia prática da criação de Escritórios de Valor no setor de saúde.

O Value Management Office nada mais era do que o surgimento de um núcleo centralizado de alta performance, com equipes especializadas em gestão da qualidade focadas na construção de uma agenda de valor.

Na prática, a implementação de um centro de excelência traz muitos resultados positivos ao dia a dia da empresa, como:

  • eliminação de atividades redundantes entre departamentos diferentes;
  • ganho de velocidade na resposta aos beneficiários/pacientes;
  • maior agilidade na tomada de decisões (a partir de fontes fidedignas e unificadas);
  • acompanhamento de ações e projetos por meio da metodologia BSC onde é possível implementar e gerenciar estratégias;
  • automatização da análise de liberação de procedimentos de baixa complexidade (no caso das operadoras), a partir de parâmetros de qualidade previamente configurados em sistemas eletrônicos;
  • alinhamento às principais metodologias de gestão da qualidade.
pessoa em um vmo usando o notebook para acessar uma página relacionada à gestão da qualidade

Quais são os 3 primeiros passos para montar um Escritório de Valor no setor de saúde?

Para organizações que buscam implementar um Escritório de Valor (VMO) pela primeira vez, sem terem previamente uma cultura estruturada sobre a gestão de qualidade, alguns passos iniciais são imprescindíveis. Entenda!

1. Centralização de dados

A existência de múltiplos sistemas entre os departamentos (sem conexão entre si), inevitavelmente, resulta em baixa eficiência, gaps de comunicação e aumento de custos.

Dessa forma, centralizar todos os dados que trafegam pela organização de saúde é o marco inicial para criar um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades do Escritório de Valor em nível de excelência.

2. Conscientização das equipes

O pagamento por atendimento não favorece o comprometimento das equipes com a qualidade dos resultados alcançados. Em um hospital, por exemplo, cada reinternação de paciente já atendido significa a reocupação de um leito que poderia estar disponível para pacientes recém-chegados.

Já em uma operadora de plano de saúde, cada intervenção cirúrgica negada, e posteriormente deferida em via judicial, traz custos elevados, além de uma mácula relevante na imagem da organização.

É possível constatar, portanto, que a qualidade na atividade prestada vai muito além de quantidade — e precisa ser trabalhada junto às equipes que compõem a cadeia de valor.

3. Implementação de uma plataforma de Gestão da Qualidade e Valor

A adoção de um software de gestão da qualidade é fundamental para acompanhar indicadores, agregar normas de qualidade, mapear e otimizar processos, além de criar uma rotina de feedback por parte dos beneficiários, a fim de guiar os próximos passos de melhoria.

As ações do Escritório de Valor (VMO) a partir de uma plataforma de gestão de qualidade orientada para a saúde baseada em valor facilita também o benchmarking junto às organizações líderes no segmento. Com indicadores e resultados bem definidos, fica mais fácil comparar-se aos melhores do setor e, assim, avançar continuamente.

Agora que você compreendeu o conceito e a aplicação do Value Management Office, assine nossa newsletter para receber outros conteúdos exclusivos sobre o segmento e aprimorar os resultados de sua organização!


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