Modelo Remuneratório

5 vantagens proporcionadas pelo modelo remuneratório baseado em valor em instituições de saúde

DRG Brasil
Postado em 13 de abril de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

Entenda o que é a remuneração baseada em valor e quais são as vantagens proporcionadas por este modelo para instituições de saúde

Você sabe o que é valor em saúde? Esse conceito remete à qualidade da assistência dividida pelo custo. O inverso de valor, portanto, é desperdício. Os sistemas de saúde têm como propósito entregar valor aos usuários, ou seja, oferecer os melhores resultados assistenciais com a máxima eficiência. 

Valor = resultados em saúde que importam para o paciente/custos para a entrega desses resultados

Diversas são as formas de entregar valor em saúde, entre elas estão: intensificar a eficiência do uso do leito, aumentar a segurança assistencial, aprimorar a atenção primária e a emergência, diminuir o número de internações e de reinternações evitáveis, entre outras.

O cuidado baseado em valor é bom para todos: mais segurança para o paciente, mais acesso aos sistemas de saúde pela população e entrega de assistência de qualidade a um menor custo pelas organizações. 

Como objetivo da remuneração baseada em valor, podemos destacar o pagamento de médicos e hospitais conforme os resultados assistenciais e a entrega de valor em saúde. Este formato de pagamento recompensa bons resultados, incentiva um desempenho de alta qualidade e valoriza a equipe.

Conheça mais sobre as vantagens da remuneração baseada em valor e saiba como superar os desafios para implementá-la.

Boa leitura!

O que é a remuneração baseada em valor?

A remuneração baseada em valor é um modelo de pagamento que se concentra em recompensar resultados. Em vez de cálculos por hora ou salário fixo, a recompensa é determinada pela entrega de valor em saúde.

Em suma, a remuneração por valor é o equilíbrio entre a percepção do paciente em relação a:

  • Experiência assistencial
  • Tratamentos adequados que proporcionem desfechos clínicos de alta qualidade
  • Custos adequados durante toda a jornada do cuidado e, como consequência, a sustentabilidade do sistema. 

Ou seja, a remuneração baseada em valor incentiva médicos e hospitais a alcançarem bons resultados para os pacientes.

Hospitais e centros de atendimento, inclusive o SUS, podem implementar diferentes tipos de remuneração baseada em valor, conforme suas demandas.

5 vantagens da remuneração em saúde baseada em valor

O modelo de remuneração baseada em valor oferece diversas vantagens para hospitais, profissionais e pacientes. Confira a seguir:

1. Diminuir as glosas

O modelo de remuneração baseado em valor incentiva a entrega de resultados assistenciais eficientes, reduzindo as discrepâncias nas cobranças. Consequentemente, isso ajuda a diminuir as glosas.

Isso ocorre porque as divergências em relação à cobertura ou documentação são reduzidas, diminuindo as negações de pagamento pelos planos de saúde.

2. Impacto financeiro

O modelo de remuneração baseado em valor estabelece uma relação de soma positiva para o hospital.

Afinal, quanto maior o valor entregue, maior o lucro. Isso incentiva a eficiência e o controle de desperdícios, resultando em um impacto financeiro positivo.

Além disso, também incentiva a produtividade da equipe, de modo que é possível proporcionar um serviço de maior qualidade, com mais atendimentos e maior recebimento posterior.

3. Estimula a economia compartilhada

O modelo de remuneração baseado em valor incentiva a colaboração entre as partes interessadas, como profissionais de saúde e planos de saúde, para entregar os melhores resultados possíveis. 

Isso pode aumentar a eficiência e a qualidade do atendimento, melhorando a experiência do paciente.

imagem mostra gráficos abaixo de um estetoscópio. Trazendo a ideia de gestão em ambientes hospitalares, sobretudo com adoção do modelo remuneratório baseado em valor

4. Controla o aumento da sinistralidade

O modelo de remuneração baseado em valor pode controlar o aumento da sinistralidade dos planos de saúde. Isso ocorre porque o modelo incentiva a entrega de resultados eficientes, reduzindo a necessidade de procedimentos desnecessários e diminuindo o custo geral.

5. Estimula uma melhoria da qualidade assistencial

Ainda, vale reforçar que esse modelo de remuneração baseado em valor incentiva a entrega de resultados de alta qualidade em vez de se concentrar no volume de atendimento. 

Isso pode levar a uma melhor experiência do paciente e a resultados mais positivos de saúde.

Desafios da implementação da remuneração baseada em valor

Embora o modelo de remuneração baseado em valor tenha grandes benefícios, existem alguns desafios enfrentados para a implantação desta forma de pagamento. 

Isso porque a maioria das instituições de saúde adota, atualmente, o modelo de pagamento Fee for Service, focado no volume de atendimento para trazer retorno financeiro, em vez de qualidade assistencial.

Há muita resistência dos médicos e hospitais em relação à adoção de modelos diferenciados do Fee For Service, gerando uma dificuldade das instituições fornecerem as informações de forma transparente e acessível — há muitos sistemas fragmentados, não integrados entre si, e isso gera dificuldades no levantamento de informações e dados.

Também é um desafio definir quais são os melhores indicadores para mensurar a entrega de valor dos serviços prestados.

Para que a remuneração baseada em valor seja implementada de forma assertiva, sem comprometer os indicadores de segurança assistencial com altas precoces e readmissões, por exemplo, é preciso ter um sistema organizado - tecnologias como a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil podem contribuir com a disponibilização das informações. Veja como a seguir.

Como a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial auxilia na implementação desse modelo remuneratório

A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial é uma tecnologia que pode ser utilizada por instituições de saúde que desejam implantar o modelo remuneratório baseado em valor. Ela permite a mensuração dos dados.

No Analytics da ferramenta, é possível identificar as prioridades de uma instituição de saúde baseada nos quatro alvos assistenciais - uso eficiente do leito hospitalar, redução de condições adquiridas hospitalares, redução de readmissões não planejadas e redução de internações sensíveis aos cuidados de atenção primária. Com esses dados em mãos, a instituição consegue atuar de forma mais eficaz. 

A plataforma também possui modelos preditivos de desfechos esperados para a população atendida - disponíveis via Inteligência Artificial.

Veja a seguir alguns indicadores para medidas de valor disponibilizados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial:

  • taxa de internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP) em pacientes clínicos de baixo risco assistencial;
  • taxa de readmissão em até 30 dias por complicações ou recidiva — observadas e previstas;
  • taxa de condições adquiridas graves — observadas e previstas;
  • taxa de óbitos intra-hospitalares — observadas e previstas;
  • tempo de permanência ajustado pela complexidade assistencial — realizado x previsto;
  • Índice de Case Mix (ICM) que reflete os pesos relativos das altas do banco;
  • Experiência positiva do paciente, conforme pesquisas aplicadas.

Com uma solução inteligente como a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial é possível acompanhar bem o desempenho da equipe e visualizar pontos de melhoria.

Cases de sucesso

Várias instituições de saúde já implantaram modelos remuneratórios baseados em valor com apoio da plataforma Valor Saúde Brasil. 

A Unimed Pelotas foi uma delas. Com a implantação da nova forma de pagamento, o tempo médio de permanência nos hospitais prestadores diminuiu 32% e no hospital próprio, 19. Confira o case completo.

A Unimed Belo Horizonte também teve uma experiência positiva usando os dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil para adotar o modelo remuneratório baseado em valor. Em 22 meses, a operadora conseguiu economizar, em um único hospital, 12 mil diárias. Se considerarmos que R$ 1 mil é o valor médio da diária hospitalar, a operadora controlou um desperdício de R$ 12 milhões no período. Veja também este case completo. Quer saber mais sobre a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial? Entre em contato com nossos especialistas.

adote a remuneração baseada em valor com DRG Brasil para hospital

Créditos/imagens

Imagem de capa: DMEPhotography by iStock

Imagem do corpo: manassanant pamai by iStock

Posts Relacionados

Hospital Evangélico de Vila Velha estrutura modelo remuneratório inovador e aumenta eficiência usando o DRG Brasil

Modelo Remuneratório
17 de janeiro de 2024
leia agora

Orçamento Global em Saúde: conheça esse modelo remuneratório

Modelo Remuneratório
26 de dezembro de 2023
leia agora

Atendimento ao paciente: como melhorar em hospitais?

Modelo Assistencial
12 de dezembro de 2023
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital