Modelo Remuneratório

5 vantagens proporcionadas pelo modelo remuneratório baseado em valor em instituições de saúde

DRG Brasil
Postado em 13 de abril de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

Entenda o que é a remuneração baseada em valor e quais são as vantagens proporcionadas por este modelo para instituições de saúde

Você sabe o que é valor em saúde? Esse conceito remete à qualidade da assistência dividida pelo custo. O inverso de valor, portanto, é desperdício. Os sistemas de saúde têm como propósito entregar valor aos usuários, ou seja, oferecer os melhores resultados assistenciais com a máxima eficiência. 

Valor = resultados em saúde que importam para o paciente/custos para a entrega desses resultados

Diversas são as formas de entregar valor em saúde, entre elas estão: intensificar a eficiência do uso do leito, aumentar a segurança assistencial, aprimorar a atenção primária e a emergência, diminuir o número de internações e de reinternações evitáveis, entre outras.

O cuidado baseado em valor é bom para todos: mais segurança para o paciente, mais acesso aos sistemas de saúde pela população e entrega de assistência de qualidade a um menor custo pelas organizações. 

Como objetivo da remuneração baseada em valor, podemos destacar o pagamento de médicos e hospitais conforme os resultados assistenciais e a entrega de valor em saúde. Este formato de pagamento recompensa bons resultados, incentiva um desempenho de alta qualidade e valoriza a equipe.

Conheça mais sobre as vantagens da remuneração baseada em valor e saiba como superar os desafios para implementá-la.

Boa leitura!

O que é a remuneração baseada em valor?

A remuneração baseada em valor é um modelo de pagamento que se concentra em recompensar resultados. Em vez de cálculos por hora ou salário fixo, a recompensa é determinada pela entrega de valor em saúde.

Em suma, a remuneração por valor é o equilíbrio entre a percepção do paciente em relação a:

  • Experiência assistencial
  • Tratamentos adequados que proporcionem desfechos clínicos de alta qualidade
  • Custos adequados durante toda a jornada do cuidado e, como consequência, a sustentabilidade do sistema. 

Ou seja, a remuneração baseada em valor incentiva médicos e hospitais a alcançarem bons resultados para os pacientes.

Hospitais e centros de atendimento, inclusive o SUS, podem implementar diferentes tipos de remuneração baseada em valor, conforme suas demandas.

5 vantagens da remuneração em saúde baseada em valor

O modelo de remuneração baseada em valor oferece diversas vantagens para hospitais, profissionais e pacientes. Confira a seguir:

1. Diminuir as glosas

O modelo de remuneração baseado em valor incentiva a entrega de resultados assistenciais eficientes, reduzindo as discrepâncias nas cobranças. Consequentemente, isso ajuda a diminuir as glosas.

Isso ocorre porque as divergências em relação à cobertura ou documentação são reduzidas, diminuindo as negações de pagamento pelos planos de saúde.

2. Impacto financeiro

O modelo de remuneração baseado em valor estabelece uma relação de soma positiva para o hospital.

Afinal, quanto maior o valor entregue, maior o lucro. Isso incentiva a eficiência e o controle de desperdícios, resultando em um impacto financeiro positivo.

Além disso, também incentiva a produtividade da equipe, de modo que é possível proporcionar um serviço de maior qualidade, com mais atendimentos e maior recebimento posterior.

3. Estimula a economia compartilhada

O modelo de remuneração baseado em valor incentiva a colaboração entre as partes interessadas, como profissionais de saúde e planos de saúde, para entregar os melhores resultados possíveis. 

Isso pode aumentar a eficiência e a qualidade do atendimento, melhorando a experiência do paciente.

imagem mostra gráficos abaixo de um estetoscópio. Trazendo a ideia de gestão em ambientes hospitalares, sobretudo com adoção do modelo remuneratório baseado em valor

4. Controla o aumento da sinistralidade

O modelo de remuneração baseado em valor pode controlar o aumento da sinistralidade dos planos de saúde. Isso ocorre porque o modelo incentiva a entrega de resultados eficientes, reduzindo a necessidade de procedimentos desnecessários e diminuindo o custo geral.

5. Estimula uma melhoria da qualidade assistencial

Ainda, vale reforçar que esse modelo de remuneração baseado em valor incentiva a entrega de resultados de alta qualidade em vez de se concentrar no volume de atendimento. 

Isso pode levar a uma melhor experiência do paciente e a resultados mais positivos de saúde.

Desafios da implementação da remuneração baseada em valor

Embora o modelo de remuneração baseado em valor tenha grandes benefícios, existem alguns desafios enfrentados para a implantação desta forma de pagamento. 

Isso porque a maioria das instituições de saúde adota, atualmente, o modelo de pagamento Fee for Service, focado no volume de atendimento para trazer retorno financeiro, em vez de qualidade assistencial.

Há muita resistência dos médicos e hospitais em relação à adoção de modelos diferenciados do Fee For Service, gerando uma dificuldade das instituições fornecerem as informações de forma transparente e acessível — há muitos sistemas fragmentados, não integrados entre si, e isso gera dificuldades no levantamento de informações e dados.

Também é um desafio definir quais são os melhores indicadores para mensurar a entrega de valor dos serviços prestados.

Para que a remuneração baseada em valor seja implementada de forma assertiva, sem comprometer os indicadores de segurança assistencial com altas precoces e readmissões, por exemplo, é preciso ter um sistema organizado - tecnologias como a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil podem contribuir com a disponibilização das informações. Veja como a seguir.

Como a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial auxilia na implementação desse modelo remuneratório

A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial é uma tecnologia que pode ser utilizada por instituições de saúde que desejam implantar o modelo remuneratório baseado em valor. Ela permite a mensuração dos dados.

No Analytics da ferramenta, é possível identificar as prioridades de uma instituição de saúde baseada nos quatro alvos assistenciais - uso eficiente do leito hospitalar, redução de condições adquiridas hospitalares, redução de readmissões não planejadas e redução de internações sensíveis aos cuidados de atenção primária. Com esses dados em mãos, a instituição consegue atuar de forma mais eficaz. 

A plataforma também possui modelos preditivos de desfechos esperados para a população atendida - disponíveis via Inteligência Artificial.

Veja a seguir alguns indicadores para medidas de valor disponibilizados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial:

  • taxa de internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP) em pacientes clínicos de baixo risco assistencial;
  • taxa de readmissão em até 30 dias por complicações ou recidiva — observadas e previstas;
  • taxa de condições adquiridas graves — observadas e previstas;
  • taxa de óbitos intra-hospitalares — observadas e previstas;
  • tempo de permanência ajustado pela complexidade assistencial — realizado x previsto;
  • Índice de Case Mix (ICM) que reflete os pesos relativos das altas do banco;
  • Experiência positiva do paciente, conforme pesquisas aplicadas.

Com uma solução inteligente como a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial é possível acompanhar bem o desempenho da equipe e visualizar pontos de melhoria.

Cases de sucesso

Várias instituições de saúde já implantaram modelos remuneratórios baseados em valor com apoio da plataforma Valor Saúde Brasil. 

A Unimed Pelotas foi uma delas. Com a implantação da nova forma de pagamento, o tempo médio de permanência nos hospitais prestadores diminuiu 32% e no hospital próprio, 19. Confira o case completo.

A Unimed Belo Horizonte também teve uma experiência positiva usando os dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil para adotar o modelo remuneratório baseado em valor. Em 22 meses, a operadora conseguiu economizar, em um único hospital, 12 mil diárias. Se considerarmos que R$ 1 mil é o valor médio da diária hospitalar, a operadora controlou um desperdício de R$ 12 milhões no período. Veja também este case completo. Quer saber mais sobre a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial? Entre em contato com nossos especialistas.

adote a remuneração baseada em valor com DRG Brasil para hospital

Créditos/imagens

Imagem de capa: DMEPhotography by iStock

Imagem do corpo: manassanant pamai by iStock

Posts Relacionados

Unimed Uberlândia usa DRG Brasil para oferecer remuneração baseada em valor aos cooperados

Modelo Remuneratório
12 de junho de 2024
leia agora

Tempo de espera do paciente: como diminuir

Modelo Assistencial
23 de maio de 2024
leia agora

Autorização prévia: critérios que as operadoras de planos de saúde devem utilizar

Modelo Remuneratório
23 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital