Blog

Dia Mundial da Saúde: entenda a importância da data no cenário atual e como será o futuro da área

DRG Brasil
Postado em 6 de abril de 2021

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o conceito de saúde está associado ao bem-estar físico, mental e social, não significando apenas ausência de doenças. Ser saudável é interagir de forma harmoniosa com o ambiente, o corpo e os pensamentos. Isso influencia o funcionamento social e profissional da pessoa, além de afetar a qualidade de vida de quem convive com ela.

Querer melhorar a saúde de alguém é, então, uma forma de agir em prol de proporcionar mais equilíbrio e bem-estar ao mundo. Por isso, o Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril e é considerado, por instituições e profissionais de saúde, uma das datas mais importantes do setor. É um dia em que nos lembramos de todas as ações já implementadas e comemoramos os avanços alcançados pela ciência.

No artigo, trazemos reflexões sobre a relevância da data e mostramos as perspectivas para o futuro da saúde. Acompanhe!

Quando surgiu o Dia Mundial da Saúde?

O Dia Mundial da Saúde foi instituído em 1950 pela OMS. A data foi escolhida por coincidir com a criação da entidade, que nasceu em 1948. Ela surgiu da preocupação de seus integrantes em proporcionar bem-estar integral às pessoas e facilitar a luta contra os principais problemas mundiais de saúde.

Qual o objetivo do Dia Mundial da Saúde?

Segundo a Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito fundamental, e é dever do Estado prover os meios para que ela seja usufruída. Foi pensando nisso que nasceu a Lei 8080/90, instituindo o SUS (Sistema Único de Saúde), que tem finalidades e atribuições relacionadas a melhorar a saúde da população.

Igualmente, a OMS tem um grande papel neste cenário: garantir o mais alto grau de saúde a todos os indivíduos. Para isso, ela formula políticas, realiza e incentiva pesquisas, elabora regulamentos e normas internacionais sobre o tema e distribui informações relevantes às pessoas.

O Dia Mundial da Saúde se originou com o propósito de dar mais atenção a temas relacionados ao bem-estar. Seria, assim, uma forma de despertar a consciência mundial em relação a aspectos que influenciam essa questão. É, ainda, um momento para reforçar o quanto a ciência já avançou e como a tecnologiaé capaz de contribuir para essa trajetória.

Hoje, são promovidas ações com o intuito de aumentar o alerta sobre problemas, promover mais qualidade de vida, ensinar hábitos saudáveis e entregar mais valor em saúde.

Assim, a cada ano é escolhido um tema para que instituições de saúde, governantes e população reflitam e discutam os impactos para a sociedade. Alimentos seguros, depressão e hipertensão são alguns dos exemplos que já foram assuntos em pauta. Construindo um mundo mais justo e saudável após Covid-19 é a temática da OMS e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para 2021.

Por que o 7 de abril se torna ainda mais relevante em um momento de pandemia?

enfermeira preparando vacina para aplicar em paciente, mostrando a importância do dia mundial da saúde

Vivemos, hoje, um dos momentos mais críticos da saúde mundial. Então, nunca foi tão importante ter conhecimentos sobre o tema e saber tomar decisões rápidas, como formas de controlar o coronavírus e garantir mais segurança às pessoas.

É por entender a relevância de se preocupar com esse assunto que medidas foram adotadas e profissionais da área têm se dedicado dia e noite à luta.

Relembrando brevemente o histórico, o vírus foi identificado em dezembro de 2019 na China. Em fevereiro de 2020, já havia sido declarada emergência em saúde pública em boa parte do mundo. Em março de 2020, a OMS definiu o surto como pandemia, abrindo o alerta para que todos tomassem mais cuidados.

No mês seguinte, observando os níveis alarmantes de propagação, o Ministério da Saúde convocou os profissionais de saúde para ajudarem na prevenção e no combate ao vírus.

A partir de estudos e observações, as entidades:

  • conseguiram identificar os principais sintomas da infecção;
  • criaram protocolos de cuidados e medidas preventivas (distanciamento, quarentena, máscara, álcool em gel, limpeza das mãos);
  • descobriram o tempo de incubação do vírus;
  • definiram os grupos de risco;
  • aprenderam sobre os procedimentos de intervenção e recuperação da infecção;
  • precisaram otimizar a gestão de leitos;
  • ainda acompanham casos, coletam dados e divulgam informações sobre a situação epidemiológica;
  • criaram vacinas para imunizar a população.

Hospitais e profissionais, que estão na linha de frente desde abril de 2020, batalham diariamente para evitar o caos e o colapso na saúde. Eles estão abrindo mão da própria família e dos cuidados pessoais e, mesmo em meio ao cansaço, aos medos e aos riscos, continuam dando o melhor de si para salvar cada vez mais vidas.

O futuro da saúde no Brasil

A saúde está sempre evoluindo e, para isso, conta com pesquisas e descobertas da ciência, além das transformações da tecnologia. Com os estudos, foi possível reforçar a importância dos hábitos de higiene, sendo o principal deles, a lavagem correta das mãos.

E é por causa da tecnologia que, hoje, podemos realizar diagnósticos por imagem ou fazer a medição da pressão. Todas essas atividades, inclusive, já fazem tão parte dos hábitos e das rotinas de check-up, que nem chegamos a refletir sobre elas.

A inovação na saúde é, dessa forma, o caminho para um futuro melhor, em que contaremos cada vez mais com uma medicina preventiva, tratamentos eficazes e profissionais capacitados. Assim, o Dia Mundial da Saúde será sempre lembrado como um momento revolucionário.

Entre as tendências e inovações esperadas, contaremos com:

  • teleconsulta: já é realidade, no entanto, a tendência é que ela se expanda e se torne ainda mais comum. Isso diminuirá a circulação de pacientes em hospitais, facilitará a gestão dos processos e otimizará o tempo dos profissionais;
  • impressão 3D: com a impressão de peças em modelos tridimensionais, a Medicina terá ainda mais sucesso em cirurgia de órgãos, por exemplo;
  • internet das coisas: os objetos conectados à internet para monitorar dados, identificar variáveis, fazer diagnósticos e otimizar a comunicação entre pacientes e médicos;
  • realidade aumentada: já é aplicada em algumas áreas da saúde. Na Psicologia, por exemplo, ajuda no tratamento de ansiedade e fobias;
  • edição genética: a discussão ainda é polêmica, mas existem pesquisas dedicadas a alterar trechos do DNA, como forma de evitar doenças genéticas ou promover desfechos clínicos mais favoráveis;
  • inteligência artificial e algoritmos: plataformas de saúde já estão em uso e, devido aos benefícios apresentados, é possível prever que se tornarão ainda mais comuns, fazendo parte do cotidiano de instituições de saúde. A IA e os algoritmos podem contribuir para otimizar a gestão de leitos ou acompanhar de perto a recuperação de pacientes, obtendo dados relevantes para tomar decisões no tempo certo. Em uma pandemia, esse monitoramento é imprescindível.

Promover o bem-estar das pessoas é uma ação essencial e que precisa ser colocada em prática em todos os momentos. Contudo, é o Dia Mundial da Saúde uma data em que precisamos reconhecer e enaltecer ainda mais o papel que a ciência e a tecnologia têm para a nossa qualidade de vida.

Gostou de entender por que o Dia Mundial da Saúde tem tanto valor? Então agora veja com mais detalhes algumas das grandes inovações em saúde e o que o futuro dessa data tão importante aguarda!


Créditos/Imagens:

Posts Relacionados

Transformando dados em informações: como a tecnologia pode contribuir nesse processo?

Blog
25 de fevereiro de 2022
leia agora

Health Analytics: como fazer a gestão dos dados de uma instituição de saúde na plataforma Valor Saúde Brasil

Blog
25 de agosto de 2021
leia agora

10 passos da LGPD em empresa do setor saúde: da implantação à conformidade

Blog
14 de junho de 2021
leia agora

(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital